Câmara de Famalicão foi distinguida pela Liga dos Bombeiros Portugueses

0

Autarquia recebeu a Menção Honrosa do Prémio Bombeiro de Mérito

 A Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão foi distinguida com a Menção Honrosa do Prémio Bombeiro de Mérito atribuído pela Liga dos Bombeiros Portugueses. O galardão foi entregue este domingo ao vice-presidente da autarquia famalicense e vereador da Proteção Civil, Ricardo Mendes, durante a cerimónia comemorativa do Dia do Bombeiro Português, que decorreu em Portimão, no Algarve. Para além da autarquia foi ainda galardoado com a menção “Personalidade da Sociedade Portuguesa”, o famalicense Alberto Couto Alves.

Para Ricardo Mendes este prémio é “um reconhecimento que muito nos honra pelo trabalho que desenvolvemos em conjunto com as corporações de bombeiros do concelho em prol da segurança e bem-estar da nossa população”. “É sempre motivo de orgulho e satisfação vermos reconhecido o nosso esforço”, acrescentou o autarca, aproveitando ainda a oportunidade para saudar “o trabalho e o espírito de altruísmo e abnegação dos bombeiros do concelho”.

A proposta para a atribuição do prémio foi apresentada pela Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Vila Nova de Famalicão, que destaca o apoio da autarquia aos corpos de bombeiros. De acordo com a proposta da candidatura o apoio municipal “não se resume apenas a contrapartidas financeiras. A presença constante dos responsáveis municipais nos momentos difíceis das ocorrências, com idas aos teatro de operações, para verificarem in loco a real dimensão dos cenários e garantirem o bem-estar dos operacionais, são gestos que marcam e engrandecem quem os realiza”, refere.

A proposta destaca ainda a política de proximidade com as corporações de bombeiros, bem evidente na criação do pelouro do voluntariado e na publicação do regulamento municipal de incentivos aos bombeiros voluntários.

A Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Vila Nova de Famalicão acrescenta ainda que durante o ano de 2015, a autarquia apoiou com cerca de 100 mil euros a associação que comemorou 125 anos de existência. Para além deste valor no âmbito da política de apoio à Proteção Civil, a autarquia atribui um subsídio anual no valor de 90 mil euros a cada uma das três corporações do concelho.

No que diz respeito a Alberto Couto Alves, a candidatura refere “a dedicação de algumas décadas e o apoio desinteressado” à Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Vila Nova de Famalicão. Neste âmbito, Alberto Couto Alves suportou totalmente o investimento de milhares de euros na aquisição de um ambulância de cuidados intensivos.

 

Share.

Leave A Reply