Medida visa atribuir regalias aos bombeiros voluntários das diferentes corporações do concelho
Já está a funcionar o Cartão Municipal do Bombeiro, criado pela Câmara de Santo Tirso, com o objetivo de beneficiar todos os elementos que compõe as corporações do concelho, através de descontos, isenções e bolsas de estudo.
A Câmara Municipal de Santo Tirso lançou um Cartão Municipal do Bombeiro, dirigido a todos os Bombeiros Voluntários das corporações do concelho. A medida é, segundo Joaquim Couto, um incentivo para um melhor serviço à comunidade.
“A proteção de vidas humanas e bens em perigo é, muitas vezes, conseguida por atos de coragem e abnegação dos Bombeiros, e deve ser credora de incondicional reconhecimento da comunidade nas suas instituições. É nesta linha, e no âmbito das políticas de coesão social do Município, que lançámos o Cartão Municipal do Bombeiro, contribuindo com regalias justas, para que realizem a sua missão, que voluntariamente assumiram, com dedicação, competência e zelo, e para, assim, melhor servirem a comunidade”, explica o presidente da Câmara de Santo Tirso.
Entre os benefícios do Cartão Municipal do Bombeiro estão o direito a beneficiar de um seguro contra acidentes pessoais, gerido pela Câmara Municipal de Santo Tirso, bem como de bolsas de estudo, no caso de bombeiros voluntários que frequentem o Ensino Superior. As Bolsas de Estudo têm o montante anual unitário de 500 euros, sendo que o número máximo a conceder pela autarquia é de nove, três por cada corporação de Bombeiros Voluntários.
Os beneficiários do Cartão Municipal do Bombeiro terão ainda isenção ou redução de taxas relativas a operações urbanísticas que se destinem à primeira habitação, e ainda prioridade na atribuição de habitação municipal ou subsídio ao arrendamento, quando em igualdade de condições económicas e socias no ato de candidatura.