Câmara instala desfibrilhadores em equipamentos municipais

0

A Câmara Municipal de Santo Tirso instalou desfibrilhadores em três equipamentos municipais onde existe maior concentração de pessoas. O Complexo Desportivo Municipal, o Parque Urbano Sara Moreira e o Pavilhão Desportivo de Rebordões passam, assim, a dispor deste dispositivo médico portátil capaz de salvar vidas em situações de paragem cardiorrespiratória.

Além daqueles três espaços, também uma viatura da Divisão Municipal de Proteção Civil passou a estar equipada com um desfibrilhador.

Segundo o presidente da autarquia, Alberto Costa, “embora os municípios não estejam, por lei, obrigados a adquirir este tipo de equipamentos, a Câmara de Santo Tirso entende que a prevenção e a garantia das melhores condições possíveis de segurança da população devem ser premissas fundamentais”.

“A implementação de um Programa de Desfibrilhação Automática Externa em espaços do Município de Santo Tirso permite-nos disponibilizar desfibrilhadores e pessoas capazes de assegurar manobras de suporte básico de vida e desfibrilhação nos primeiros minutos após a ocorrência de uma paragem cardiorrespiratória, até à chegada da emergência médica”, explicou.

Alberto Costa revelou, ainda, que “a escolha dos locais onde foram instalados os desfibrilhadores obedeceu a vários critérios, designadamente pavilhões municipais que recebem jogos de equipas federadas e que têm maior afluência de pessoas”

Neste momento, um total de 24 pessoas afetas a estes espaços estão habilitadas a utilizar os desfibrilhadores em casos de emergência. Esta quarta-feira, 14 de fevereiro, participaram numa nova sessão de formação em Suporte Básico de Vida – Desfibrilhação Automática Externa.

 

Share.

Comments are closed.