Joaquim Couto enalteceu o papel das corporações de Santo Tirso
O presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Joaquim Couto, anunciou um apoio global da autarquia na ordem dos 140 mil euros para as corporações de bombeiros do concelho. No dia em que se assinalou do Dia do Bombeiro no Município, Joaquim Couto fez questão de realçar que, apesar da situação económico e social que o país atravessa, por força das restrições orçamentais impostas pelo atual Governo, “a Câmara de Santo Tirso continuará a apoiar as suas corporações”.
Joaquim Couto enalteceu o trabalho que tem sido desenvolvido “pelas bombeiras e pelos bombeiros” do concelho, considerando que apresentam “índices de competência”, com infraestruturas e equipamentos, de excelência a nível nacional. “É uma honra os bombeiros que temos. O socorro existe e funciona bem com o esforço de todos”, elogiou o presidente da autarquia, realçando que a Câmara estará “sempre ao lado das corporações para as ajudar”.
Lembrando que o Poder Local vive restrições orçamentais, por força dos cortes impostos pelo Governo, Joaquim Couto mostrou-se solidário com as dificuldades que também são sentidas pelas corporações de bombeiros. Neste contexto, defendeu que o Governo deveria clarificar quais os apoios específicos a dar às corporações. Segundo referiu, “as corporações de bombeiros não devem estar dependentes de orçamentos que não são os seus. As fontes de financiamento das corporações deveriam ser somente dependentes do Estado”.
A cerimónia das comemorações do Dia do Bombeiro no Município celebrou-se no sábado, dia 10 de maio, em Santo Tirso. Um dos momentos altos decorreu no salão nobre dos Paços do Concelho, com a presença das várias associações humanitárias e do representante da Liga dos Bombeiros Portugueses.
O início da sessão solene ficou marcado por um minuto de silêncio em memória do presidente da direção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila das Aves, Geraldo Garcia, e do vice-presidente do Conselho Fiscal da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Tirsenses, Luís Pereira da Silva, recentemente falecidos.
No seu discurso, o presidente da direção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Santo Tirso, Asuil Dinis, elogiou a visão que Joaquim Couto, na década de 80, teve, ao criar este dia comemorativo. “Felicito-o por, nessa altura, ter tido a ideia de homenagear os bombeiros, com a criação do Dia do Bombeiro no Município”, valorizou.
Já o representante da Liga dos Bombeiros Portugueses e presidente da Federação dos Bombeiros do Distrito do Porto, José Miranda, lembrou que apesar de o dia ser de festa, o momento e a situação que os bombeiros vivem atualmente impõe que se reflita sobre o que é que o Estado quer das corporações dos bombeiros, considerando que as entidades governamentais têm obrigações na área da prevenção.
A sessão solene terminou com a atribuição de várias medalhas de mérito e dedicação:
MEDALHA DE MÉRITO E DEDICAÇÃO
Grau Bronze – corresponde a 15 anos de serviço efetivo
Carlos Manuel Magalhães da Costa – Bombeiro de 3ª
Cláudia Cristina da Silva Carlos – Bombeira de 2ª
Tiago Manuel Pinheiro de Miranda – adjunto de Comando
Vítor José Martins Pinto – 2º Comandante
Eduardo Carneiro Martins – ex. Diretor
José dos Santos Pinto – Diretor
Joaquim Machado Fernandes – Diretor
Norberto Paulo Freitas Sampaio – Vice-presidente da Direção
Carlos Oliveira – Presidente da Direção
Armindo Teixeira Borges – Membro do Conselho Fiscal
José Carlos Azevedo Pereira – Presidente do Conselho Fiscal
José Maria Pinheiro – Ex. Secretário da Mesa da Assembleia Geral
Rui Miguel Castelar Oliveira – Membro da Assembleia Geral
Joaquim Martins de Almeida – Presidente da Mesa da Assembleia Geral
Cristiano Licério Barros Silva – Bombeiro de 2ª
Márcia Cristina Carneiro Gonçalves – Bombeira de 1ª
Hélder Jesus Moreira Marques – Bombeiro de 1ª
José Manuel Ribeiro da Silva – Bombeiro de 1ª
MEDALHA DE MÉRITO E DEDICACÃO
Grau Prata – corresponde a 25 anos de serviço efetivo
Paulo Jorge Martins Ferreira – Chefe
José Manuel de Jesus Ferreira – Bombeiro de 3ª
Paulo Renato Moreira Machado – Bombeiro de 2ª
Carlos José Araújo Godinho – Bombeiro de 2ª
José Alberto Pimenta Azevedo – Subchefe
Silvino Borges Rodrigues – Diretor
Vítor Manuel Moura Gouveia – Bombeiro de 1ª
MEDALHA DE SERVIÇOS DISTINTOS
Cristina Mariana Ferreira Pinto Guimarães
Artur Nascimento Fernando Carneiro