Câmara Municipal assinala arranque de obras do museu internacional de escultura contemporânea

0

Amanhã, terça-feira, pelas 10h00, no museu municipal abade pedrosa, com as presenças do secretário de estado do desenvolvimento regional e dos arquitectos Souto de Moura e Siza Vieira

Amanhã, terça-feira, pelas 10h00, o presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Joaquim Couto, vai assinalar, de forma oficial, o arranque das obras de construção do edifício sede do Museu Internacional de Escultural Contemporânea. A cerimónia contará com a presença do secretário de Estado do Desenvolvimento Regional, Castro de Almeida, com os arquitetos Souto de Moura e Siza Vieira, e o escultor Alberto Carneiro.

O arranque dos projetos museológicos, que envolvem a construção do edifício sede do Museu Internacional de Escultura Contemporânea e a requalificação do Museu Municipal Abade Pedrosa, surge após uma recandidatura feita pela Câmara Municipal de Santo Tirso, no final do ano passado. Segundo explicou Joaquim Couto, a autarquia “foi confrontada com a necessidade de reformular o projeto, sob pena de não ver o processo aprovado”. Felizmente, acrescenta o presidente da autarquia, “conseguimos apresentar uma candidatura vencedora, entre mais de uma dezena que estavam a concorrer, permitindo avançar com um importante investimento para o município”. Uma das principais alterações no processo de candidatura prendeu-se com a opção de juntar os projetos de Souto de Moura e Siza Vieira, permitindo com esta medida concentrar recursos humanos e financeiros, tornando-o mais intenso e atrativo para o público.

As obras estão orçadas em 4,6 milhões de euros e foram aprovadas no âmbito do Programa Operacional Regional do Norte, cofinanciado pelo ON.2 – O Novo Norte a 85 por cento. Os restantes 15 por cento, cerca de 700 mil euros, serão financiados pela autarquia.

 

 

Share.

Comments are closed.