Mestre Joaquim Fernandes e Associação Recreativa de S. Martinho do Campo são os homenageados
O executivo municipal de Santo Tirso aprovou em reunião de Câmara na passada quinta-feira, dia 4 de junho, por iniciativa dos vereadores eleitos pelo PS, a atribuição de dois votos de louvor e reconhecimento ao mestre Joaquim Fernandes e à Associação Recreativa de S. Martinho do Campo.
O voto de louvor à Associação Recreativa de S. Martinho do Campo prende-se pela subida ao Campeonato Nacional de Seniores, feito que, de acordo com o presidente da autarquia, Joaquim Couto, “é digno de ser assinalado e merecedor de reconhecimento público por parte da Câmara Municipal”.
A Câmara felicita e louva publicamente o Clube, os seus associados, dirigentes, membros do corpo técnico e atletas, por estar de volta aos Campeonatos Nacionais ao fim de 14 anos, reconhecendo a relevância desportiva, bem como o correspondente prestígio para o desporto local e para o concelho.
Esta decisão foi tomada tendo em consideração que a subida de divisão para além de ser um justo prémio, significa mais um passo na afirmação desportiva do Município de Santo Tirso, que passa a ter três clubes nas competições nacionais de futebol: O Clube Desportivo das Aves, de Vila das Aves, o Futebol Clube Tirsense e Associação Recreativa de S. Martinho do Campo.
Por proposta do presidente da Câmara Municipal, Joaquim Couto, foi também aprovado um voto de louvor ao mestre Joaquim Fernandes, que no dia 20 de maio, tomou posse, como membro do Tribunal Arbitral do Desporto, passando a fazer parte de um grupo restrito de árbitros nomeados pelo Comité Olímpico Português.
“A nomeação do mestre Joaquim Fernandes é um marco na carreira de uma das personalidades em Portugal que mais tem contribuído para o desenvolvimento do Karaté nacional e é, naturalmente, motivo de orgulho para o Município de Santo Tirso, hoje uma referência na modalidade graças ao trabalho e empenho daquele que é também presidente do Conselho de Arbitragem da Federação Nacional de Karaté”, lê-se no documento sujeito a votação na reunião do executivo, que pretende também reconhecer a promoção que o prestigiado mestre tem feito no concelho, pela modalidade e, também, na formação desportiva.
A designação para o Tribunal do Desporto constitui um facto de assinalável importância, para o clube que representa, o Karaté Shotokan de Vila das Aves, e para os jovens do concelho, que, de acordo com Joaquim Couto, “podem ver no mestre Joaquim Fernandes um exemplo de amor a uma causa, o Karaté, e de dedicação ao desporto. No fundo, um exemplo a seguir”.