Câmara Municipal distribui cabazes de natal a 900 famílias carenciadas

0

 Pela primeira vez o município aposta no comércio tradicional para a compra dos produtos

A Câmara Municipal de Santo Tirso vai distribuir cabazes de natal a 900 famílias carenciadas do concelho. Bacalhau, arroz, massa, leite, açúcar, óleo, azeite, bolachas, aletria e bolo-rei são os produtos que compõe o cabaz e que, este ano, foram adquiridos, pela primeira vez, no comércio tradicional. “Estamos, simultaneamente, a ajudar as famílias que estão a atravessar um momento difícil e que necessitam destes produtos para passar um natal condigno e, por outro lado, a investir no comércio tradicional que também está a sentir os efeitos da crise”, alude o presidente da autarquia, Joaquim Couto.

Contrariando a tendência de comprar os produtos nas grandes superfícies comerciais que decorreu em anos anteriores, a Câmara Municipal de Santo Tirso optou por encher os cabazes de natal com artigos adquiridos no comércio tradicional, em mercearias localizadas um pouco por todo o concelho. A ideia, explica Joaquim Couto, “foi contactar a Associação Comercial e Industrial de Santo Tirso (ACIST), no sentido de questionar os associados sobre a disponibilidade de participar nesta iniciativa”.

“Apesar de, em termos logísticos, isto significar um maior esforço por parte da autarquia, obrigando os funcionários a deslocar-se a diversos locais para a aquisição dos produtos, foi um sinal importante que quisemos dar ao comércio tradicional”, enfatiza Joaquim Couto, acrescentando: “Queremos incentivar a procura do comércio local e, para isso, a Câmara Municipal deve dar o exemplo”.

Os beneficiados pelos cabazes de natal são 900 famílias do concelho, o mesmo número do ano passado. Segundo o presidente da autarquia, este ano houve, contudo, uma maior preocupação no cruzamento de dados das famílias referenciadas. “Contactamos os párocos e as instituições concelhias que também distribuem cabazes, para que não houvesse, por um lado, duplicação de cabazes entregues à mesma família e, por outro, que nenhuma família carenciada ficasse sem estes produtos”.

A compra dos 900 cabazes representou um investimento da Câmara Municipal de Santo Tirso que ronda os 21 mil euros.

Share.

Comments are closed.