A Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão vai investir perto de 250 mil euros no cemitério de Riba de Ave, para garantir a segurança dos cidadãos e assegurar a preservação das sepulturas situadas junto de um muro em risco de derrocada.
O apoio financeiro para a demolição e reconstrução do muro de suporte e vedação em causa vai esta quinta-feira, 6 de abril, passar pelo crivo da Câmara Municipal, devendo a obra arrancar num muito curto espaço de tempo, tendo em conta a situação de urgência.
A decisão surge na sequência de um parecer técnico solicitado à Universidade do Minho, no qual ficou evidente a necessidade de intervenção urgente. No mesmo relatório ficou também evidenciado o elevado grau de complexidade da obra, em resultado de anomalias estruturais graves no muro de suporte na zona oeste do equipamento.
Atendendo à gravidade da situação, a Câmara Municipal vai assegurar o financiamento do valor total da obra, ficando o IVA a cargo da Junta de Freguesia de Riba de Ave.
Por ultrapassar o limite de apoio financeiro previsto para as Freguesias, a deliberação do executivo terá que ser ratificada pela Assembleia Municipal, que se reúne este mês.