Câmara Municipal investe € 400 mil para retirar amianto nas escolas

0

A Câmara Municipal de Santo Tirso vai investir cerca de 400 mil euros para retirar todas as coberturas com amianto de oito escolas do 1º ciclo e pré-escolar. O concurso de obra já foi aberto, esperando-se que os trabalhos decorram em 2015. “Não temos situações muito graves, mas este é um imperativo e a Câmara Municipal vai assumir as suas responsabilidades”, realçou o presidente da autarquia, Joaquim Couto.

As intervenções, segundo revelou, não serão prolongadas no tempo, o que evitará transtornos durante o período letivo. A ideia da Câmara, explicou, “é ter as obras no terreno durante o período de férias, mas antes dessa calendarização irá envolver-se as direções dos estabelecimentos de ensino e os encarregados de educação, de forma a causar o menor impacto possível”.

As empreitadas nas oito escolas do 1º ciclo e pré-escolar vão envolver a remoção da cobertura em placas de fibrocimento existente, em total cumprimento com as regras de segurança e ambientais exigidas, substituindo-a por uma cobertura em painéis de chapa “sandwich” com poliuretano injetado. “Este tipo de cobertura, além de cumprir a função impermeabilizante, melhorará significativamente o comportamento térmico e eficiência energética dos edifícios”, sublinhou Joaquim Couto.

O investimento para todas as obras de remoção de amianto nas escolas de Santo Tirso ronda os 400 mil euros, sendo que na Escola de Guimarei a intervenção já está concluída. A Câmara de Santo Tirso cumprirá, assim, as suas obrigações e irá salvaguardar que, “no ano letivo 2015/2016, o amianto irá desaparecer das escolas”, como garantiu Joaquim Couto. Para o presidente da autarquia, “trata-se de uma questão de saúde pública e, por isso, nem sequer se questiona a necessidade deste investimento”.

As intervenções irão decorrer nas seguintes escolas: EB1 de Areias, EB1/JI de Bom Nome, na freguesia de Vila das Aves, EB1/JI de Quinchães, na freguesia de Monte Córdova, EB1/JI do Olival, na freguesia de S. Mamede de Negrelos, EB1/JI de S. Martinho do Campo, EB1/JI de Paradela, na freguesia de Vilarinho, EB1/JI do Foral, freguesia de Santo Tirso, JI do Centro Escolar de S. Miguel do Couto. Ao todo, são abrangidos por estas intervenções 888 alunos, 660 do 1º Ciclo 228 do pré-escolar.

 

 

 

Share.

Comments are closed.