Câmara promove boccia sénior nas IPSS do concelho

0

Modalidade vai chegar a 250 utentes, duas vezes por semana

Várias IPSS do concelho marcaram presença, esta segunda-feira, no Pavilhão Municipal, para o arranque oficial do programa de boccia sénior. A modalidade pretende contribuir para a qualidade de vida da população com mais idade. No total, vai chegar a 250 utentes.

É uma modalidade fácil de aprender, que pode ser praticada por várias pessoas ao mesmo tempo, homem ou mulher, quer não tenha qualquer limitação física, quer ande de cadeira de rodas.

O boccia é, por tudo isto, o desporto ideal para ser dinamizado em instituições que acolhem seniores e onde existem pessoas com diferentes tipos de limitações físicas. Neste sentido, a Câmara Municipal de Santo Tirso decidiu apostar, a partir deste ano, na promoção desta modalidade nas Instituições Particulares de Solidariedade Social, IPSS, do concelho. O arranque do programa anual de boccia foi feito esta segunda-feira no Pavilhão Municipal.

“É um programa complementar a outros que já estamos a desenvolver, como o Santo Tirso Ativo, que tem o mesmo princípio, promover a atividade física junto dos seniores do concelho. Neste caso, por estarmos a lidar com pessoas com menos mobilidade, o boccia é importante por poder ajudar a melhorar a motricidade fina, o reforço muscular e mobilidade articular de cada um”, explicou o presidente da Câmara Municipal, Joaquim Couto.

Para além das mais-valias a nível físico, são ainda de salientar as vantagens da modalidade na promoção do convívio e da socialização, contribuindo para combater o isolamento, muito comum em faixas etárias mais avançadas.

O boccia será dinamizado por dois técnicos da Câmara Municipal, junto de 10 IPSS do concelho, duas vezes por semana.  No total, a modalidade vai chegar a cerca de 250 utentes.

Ao longo do ano terão lugar três competições inter-instituições.

 

Share.

Leave A Reply