500 euros, 300 quilos de ração, 20 litros de detergentes, 11 mantas e 30 brinquedos, foi este o resultado da campanha de comunicação Há Mais Estrelas na Rua promovida pelo curso de Comunicação/Marketing, Relações Públicas e Publicidade da OFICINA -Escola Profissional. A iniciativa pretendeu melhorar as condições de vida dos animais da Associação dos Amigos dos Animais de Santo Tirso (ASAAST).
Durante um mês, os alunos do curso de Comunicação/Marketing, Relações Públicas e Publicidade levaram a cabo uma campanha de venda de rifas e canetas, passando pelas ações de sensibilização, até à recolha de alimentos. Um mês que terminou com um dia de voluntariado na ASAAST em que os alunos fizeram um pouco de tudo, desde a alimentação até à pintura das jaulas dos animais.
Ricardo Barros, coordenador do curso de Comunicação/Marketing, Relações Públicas e Publicidade, salientou os resultados positivos da campanha bem como as competências de marketing e comunicação que os alunos desenvolveram. “Os resultados obtidos pelos os alunos são um claro sinal de que a estratégia de comunicação levada a cabo estava bem montada. A questão dos animais é um tema sensível na nossa sociedade e colocá-la em prática na época do Natal foi um risco muito grande. Os alunos assumiram o risco e os resultados estão aí.”
Sónia Oliveira, aluna do curso de Comunicação/Marketing, Relações Públicas e Publicidade, diz que não foi fácil levar a cabo esta campanha. “O principal problema não estava nos objetivos da campanha, mas na forma de os alcançar. Sabemos que a sociedade em geral tem muitas resistências quando se trata de ajudar os animais. Tivemos que construir uma campanha positiva, que envolvesse as pessoas, que ao mesmo tempo que as fizesse pensar e agir. Penso que o objetivo foi alcançado.”