A Federação Mundial de Karate organizou o 9º campeonato do mundo de karate nas categorias de cadetes, juniores e sub 21, com provas de kata e kumite masculino e feminino.
Este campeonato decorreu de 12 a 15 de Novembro em Jacarta – Indonésia, com a participação de 1441 atletas oriundos de 91 países de todo mundo, foi a maior participação de sempre nos campeonatos destes escalões etários.
O Mestre Joaquim Fernandes, único árbitro mundial em Portugal foi arbitrar, fazendo arbitragens de qualidade superior sendo elogiado pelos chefes de tatami, pelas suas decisões no kata, analise rápida, decidida e correta no kumite.
O nível dos competidores foi alto, sendo o melhor campeonato dos últimos anos no aspeto tático e técnico apresentado pelos atletas, o que obriga uma maior atenção e capacidade de perceção e reação pela parte dos árbitros.
Desta forma o Mestre Joaquim Fernandes honrou e dignificou o concelho e Portugal pelo trabalho desenvolvido, deixando os responsáveis pela arbitragem mundial satisfeitos. Antes do campeonato teve que fazer a renovação da licença do kata, o que conseguiu com sucesso.