A Câmara Municipal de Santo Tirso vai apresentar publicamente – em conferência de imprensa marcada para a próxima segunda-feira, dia 20 de Maio, às 11 horas, no Museu Abade Pedrosa – a intenção de candidatar, ainda este ano, o Mosteiro de Santo Tirso a Património Mundial da Humanidade. Esta candidatura é feita ao Comité Nacional da Unesco a quem compete apresenta-la posteriormente ao Comité Internacional.
Nesta conferência de imprensa que decorrerá no auditório do Museu Municipal Abade Pedrosa (um dos espaços autónomos do Mosteiro de Santo Tirso) serão apresentadas as razões que levaram o município a iniciar o processo de candidatura.
Classificado como Monumento Nacional desde 1910, o Mosteiro de Santo Tirso está implantado na margem esquerda do rio Ave, na zona baixa da cidade de Santo Tirso, numa área de grande valor natural e paisagístico. Foi fundado por D. Unisco Godiniz e seu marido Abunazar Lovesendes em 978, sendo por isso anterior à nacionalidade. Tendo adotado a regra beneditina no século XIX, veio a desempenhar um importante papel no âmbito da Congregação Beneditina de Portugal. O Mosteiro de Santo Tirso foi e é um monumento fundador, agregador e dinamizador, com valores de excecionalidade e integridade reconhecidos por inúmeros historiadores, que o estudaram e continuam a estudar.
Esta candidatura à Unesco será apresentada em Setembro próximo.