Cantar de Reis em Santo Tirso

0

Tradicional celebração dá as boas-vindas a 2016, terá inicio no Centro Cultural de Vila das Aves

Promovida pela Câmara de Santo Tirso, a edição de 2016 do Cantar de Reis terá lugar no Centro Cultural de Vila das Aves, no dia 8 de janeiro, e no átrio da Câmara Municipal, nos dias 9 e 10. Agrupamentos de folclore do Município aprumam os trajes e afinam as vozes.

No dia 8 de janeiro, a festa de boas-vindas ao novo ano terá lugar no Centro Cultural de Vila das Aves, pelas 21h00. O evento conta com as atuações do Rancho Folclórico de S. Salvador de Monte Córdova, do Grupo Folclórico de S. Martinho do Campo, do Rancho Folclórico Santa Eulália de Lamelas, do Rancho de Santo André de Sobrado e do Grupo Etnográfico das Aves.

No mesmo dia, a CAID – Cooperativa de Apoio à Integração do Deficiente- organiza o seu Cantar dos Reis. A atividade terá lugar na sede da associação, no Loteamento Industrial Municipal, em Fontiscos, e será também levada ao público nas ruas do centro de Santo Tirso.

No sábado, dia 9, já na Câmara Municipal, sobem ao palco a partir das 21h00 o Rancho Folclórico de S. Mamede de Negrelos, o Rancho Folclórico Rosas de S. Miguel de Vilarinho, o Rancho Etnográfico de Santa Maria de Negrelos e o Grupo Etnográfico de S. Paio de Guimarei.

Por último, no dia 10, a partir das 15h00, o átrio da Câmara Municipal recebe as participações do Grupo Folclórico Infantil e Juvenil da Ermida, do Rancho Folclórico de S. Pedro de Roriz, do Rancho Folclórico de S. Tiago de Rebordões e do Grupo Folclórico de Santa Cristina do Couto.

Cumprindo a tradição, com a qual se assinala o nascimento de Jesus, o Cantar de Reis traduz-se num momento de estímulo e defesa do património imaterial. De cariz religioso, cultural e social, revela-se na sua forma mais autêntica e genuína, através das letras, da música e do trajar.

São assim convocados todos os “reiseiros” do concelho, para, em conjunto com a população, celebrar 2016. A entrada é livre.

 

 

Share.

Leave A Reply