Casa cheia para ouvir Augusto Santos Silva, sobre o orçamento do estado para 2019

0

Santo Tirso recebeu última das 18 sessões de apresentação do orçamento do estado para 2019

 A última das 18 sessões de apresentação do Orçamento do Estado para 2019 levadas a cabo pela Federação Distrital do PS/Porto teve lugar, dia 24, na Biblioteca Municipal de Santo Tirso, com a presença de Augusto Santos Silva.

Com casa cheia, a sessão serviu não apenas para a apresentação das previsões orçamentais para o próximo ano, mas também para debater política e políticas para o futuro do País.

Líder da Comissão Política Concelhia do PS e presidente da mesa da Federação Distrital do PS/Porto, Joaquim Couto começou por sublinhar alguns dos aspetos mais importantes do OE’19, nomeadamente o défice próximo de zero, o que é histórico desde que há regime democrático em Portugal; a queda do desemprego, que deve fixar-se nos 6,3 por cento no próximo ano, em contraste com os cerca de 12% em 2014; a redução da divida pública e privada ou o crescimento económico. Em suma, a consolidação das contas públicas.

Na abertura da sessão de apresentação do OE’19 em Santo Tirso, Joaquim Couto elogiou ainda a continuidade das políticas dirigidas às pessoas e às empresas, por via do alívio da carga fiscal, à semelhança do que também prevê o orçamento municipal do próximo ano apresentado pelo executivo municipal de maioria PS.

Em traços gerais, o líder do PS/Santo Tirso reconheceu que o OE’19 está em linha com o rumo traçado em 2015, quando o Governo tomou posse, e considerou que “o País está inegavelmente melhor hoje do que há três anos, fruto da ação governativa do PS, que prometeu e cumpriu”.

Por isso, Joaquim Couto não tem dúvidas em afirmar que “o PS é credor da confiança das portuguesas e dos portugueses”, a um ano das Eleições Legislativas. “O País continua a precisar de um Governo PS”, foi perentório.

Já Manuel Pizarro enalteceu a realização da iniciativa da Federação Distrital do PS/Porto, que decidiu realizar uma sessão de apresentação do OE, com a presença de figuras do Governo, em cada uma das Concelhias do distrito.

Preocupado com os ventos populistas que sopram em algumas latitudes, nomeadamente na Europa, o presidente da Federação do PS/Porto só vê uma solução para os combater: o reforço da participação cívica e política das pessoas, através, por exemplo, da realização de debates como aqueles que a maior Federação do País levou a cabo sobre o OE’19.

Segunda figura do Governo, Augusto Santo Silva fez uma explanação mais aprofundada sobre o OE’19 e mostrou-se “satisfeito” por o último orçamento da Legislatura estar em linha com os orçamentos anteriores apresentados pelo Governo PS.

Antes de o debate ser aberto a intervenções do público que enchia a Biblioteca Municipal, Augusto Santos Silva fez questão de lembrar que o anterior Governo PSD/CDS apresentou 12 orçamentos retificativos, contra nenhum do PS desde que se iniciou a Legislatura, criticou a direita por estar à deriva com os resultados orçamentais alcançados pelo PS, que se traduziram numa melhoria da qualidade de vida das pessoas, e manifestou-se otimista quanto ao sentido de responsabilidade dos partidos de esquerda na votação na especialidade do OE’19.

PS/SANTO TIRSO NO JANTAR COMEMORATIVO DOS 3 ANOS DE GOVERNAÇÃO

Uma comitiva liderada pelo presidente do PS/Santo Tirso, Joaquim Couto, participou, dia 26, no mega-jantar comemorativo que assinalou os três anos de governação do PS, em Guimarães.

Perante uma plateia de militantes e simpatizantes que lotou por completo o espaço do jantar comemorativo de três anos de Governo, o secretário-geral do PS definiu, numa frase, a ação governativa posta em prática pelo nosso partido: “O Governo contribuiu para a recuperação da confiança dos portugueses através de mais crescimento, mais e melhor emprego e mais igualdade”.

“Com contas certas e credibilidade internacional do País”, sublinhou ainda António Costa.

O caminho, concluiu o secretário-geral do PS, “é dar continuidade às boas práticas que têm dado bons resultados”, com o objetivo de “também continuar a melhorar o rendimento das famílias, as condições de investimento por parte das empresas e a qualidade dos serviços públicos em Portugal”.

O PS/Santo Tirso

 

 

Share.

Leave A Reply