Foi inaugurado no Porto, o novo Centro Interpretativo da Casa do Infante dedicado ao Navegador: “O Infante D. Henrique e os Novos Mundos”.
O evento contou com a presença do presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, e do vereador da Cultura, Paulo Cunha e Silva.
Este novo espaço resulta de um protocolo assinado entre a Câmara Municipal do Porto e a Associação para a Divulgação da Cultura da Língua Portuguesa (ADCLP), com o objectivo de reforçar a visibilidade da figura do Infante D. Henrique e a sua ligação à cidade onde nasceu.
Para além de possibilitar o conhecimento mais aprofundado da figura do Infante, permite também explorar diferentes olhares sobre a Expansão Portuguesa e o encontro de culturas.
Albuquerque Mendes, João Onofre, Júlio Sarmento e Pedro Tudela, foram os quatro artistas contemporâneos destacados para reinterpretar o Infante e os seus mundos.
O design e cenografia, assim como o projecto museológico foram pensados e elaborados pelo designer João Borges, ao qual este atribui a responsabilidade da impressão, iluminação, construção e montagem à Casa dos Reclamos.