PAÇOS FERREIRA 3 – 1 CD AVES
Jogo no Estádio Mata Real
Árbitro – Duarte Gomes
C D Aves – Quim, Leandro (Ze Valente), João Paulo Gomes, Romaric, Jorge Ribeiro, Tito, Luís Manuel (Renato Reis), Pedro Pereira, Vasco Rocha, Fábio Martins e Vasco Matos (Andrew).
Paços de Ferreira – Degra, Jaílson, Flávio Boaventura, Tiago Valente, Nuno Santos, Filipe Anunciação, Seri, Sérgio Oliveira (Romeu), Bebé (André Leão), Del Valle e Buval (Minhoca).
O fim de um sonho, foi assim que o técnico Fernando Valente, resumiu a partida da 2ª mão do playoff, que o CD Aves perdeu com Paços de Ferreira. Depois de uma época espectacular na II Liga, onde com mérito ficou em 3ºlugar, o CD Aves via-se parabenizado com a disputa de um playoff de acesso à I Liga de futebol.
Apos o empate a zero na 1ªmao deste playoff, disputado na vila das aves na passada sexta-feira, a equipa Avense precisaria “apenas” de um empate com golos na Mata Real. Assim, sendo seria de esperar uma entrada forte dos castores, que perante os seus associados não queriam desperdiçar a oportunidade de alcançar a manutenção, e premiar os seus adeptos depois de uma época decepcionante.
Os homens da casa entraram melhor com Sérgio Oliveira, Seri, Del Valle e Bebe a serem os principais motores do ataque pacense, tendo criado algumas oportunidades de golo nos primeiros minutos. Contudo, o CD Aves não estava disposto apenas a ver jogar, com o decorrer dos minutos assentou o seu jogo, onde Fábio Martins, Pedro Pereira e Vasco Rocha foram dando algumas dores de cabeça aos defesas pacenses.
O 1ºgolo surgiu ao minuto 24, através de um livre directo superiormente batido por Bebé, enganou Quim que nada podia fazer, abrindo o activo para os da casa. Logo a seguir, Del Valle podia ter aumentado a vantagem, fazendo a bola passar muito perto da baliza de Quim com um remate cruzado.
O Aves respondeu sempre bem. Teve duas flagrantes oportunidades de golo. Pedro Pereira obrigou Degrá a uma grande defesa. De seguida, Vasco Rocha com tudo para fazer o golo sozinho dentro da pequena área, rematou a rasar o poste esquerdo da baliza do guardião pacense.
Contudo, seria o Paços a chegar novamente ao golo. Um remate aparentemente inofensivo de Seri à entrada da área, a bola a desviar em Romaric e a enganar Quim, fazendo o 2-0 para o Paços. Assim, a equipa pacense sem o justificar chegava ao intervalo com uma margem confortável.
O CD Aves que não tinha nada a perder, entrou melhor na segunda parte como seria de esperar, aparecendo bem mais subido no terreno. Assim, desde logo começou a criar situações de perigo, primeiro foi Vasco Rocha a subir pelo corredor esquerdo, a cruzar para o remate de Luís Manuel, que saiu ao lado da baliza de Degra. Depois, num livre batido por Jorge Ribeiro para a área, Romaric a rematar em desequilíbrio e Degra a defender, ficava a impressão que a bola não queria entrar.
E tantas vezes vai o cântaro à fonte… A 12 minutos do fim, após um cruzamento de Pedro Pereira, Fábio Martins fez o golo que reavivou o sonho dos muitos adeptos avenses que apesar da chuva se fizeram deslocar em bom numero à mata real. Mas durou pouco o sonho, já que 5 minutos depois, aos 83, após um canto batido por Sérgio Oliveira, Minhoca a baixar-se na pequena área numa apatia incrível da defesa avense, para cabecear fazendo o 3-1, resultado que se manteve até ao apito final.
O árbitro da partida Duarte Gomes, não esteve ao seu melhor nível, apesar de não ter influência directa no resultado final, teve dualidade de critérios, e quase sempre em prejuízo da equipa avense.
Com este desfecho o Paços Ferreira garantiu a permanência e viu assim terminar da melhor forma, uma época muito pouco conseguida. Por sua vez o CD Aves para o próximo ano ira disputar a II Liga, contudo fica a ideia que uma equipa mais eficaz podia ter alcançado o sonho, que todos desejavam.
Parabéns a todos os jogadores, equipa técnica e direcção Avenses, pela excelente época protagonizada. Sendo o CD Aves uma das equipas com menos recursos financeiros, conseguir chegar a um playoff de promoção, é de facto algo assinalável, pelo que todos os adeptos avenses apesar da tristeza do momento, não poderão esquecer e deverão realçar…
PONTUAÇÂO – Pedro Pereira 3 / Fábio Martins 2 / Jorge Ribeiro 1
Nota: Com o término da época 2013/2014, sendo efectuada a contabilização total da pontuação dada pelo SantoTirsoDigital em cada jornada, o Jogador do Ano é QUIM. Assim, este irá receber o Prémio SantoTirsoDigital.