Santo Tirso tal como grande parte dos concelhos, viu baixar de forma apreciativa o número de habitantes, tendo em linha de conta os “CENSOS DE 2011”, ocasião em que o concelho Tirsense tinha mais quase quatro mil residentes, ou seja (3745 habitantes).
Por sua vez, de entre todas as freguesias, apenas Água Longa viu o seu rácio subir, aumentando cerca de 140 novos moradores.
As restantes freguesias e uniões de freguesia, virão reduzido o seu número de habitantes, com algum impacto a nível percentual, na realidade de cada freguesia, como passamos a transcrever:
Passamos a apresentar o mapa do concelho de Santo Tirso, da maior perda que foi na freguesia da Reguenga (-10,6%), sucessivamente para a menor, de seguida aparece Roriz (-9,8%), Vila Nova do Campo (-7,2%), Rebordões, (-7%), São Tomé de Negrelos (-6,8%), Agrela (-6,4%), Além Rio (-6,2%), Vila das Aves (6%), Lamelas e Guimarei (-5,6%), Vilarinho (-5,1%), Santo Tirso, Couto (Santa Cristina e S. Miguel) e Burgães (-4,2%), Monte Córdova (-2,7%) e Carreira e Refojos de Riba de Ave (-1,4%).