Requalificação da Avenida Rio Veirão vai avançar em breve e terá o custo de um milhão de euros
Na celebração do seu 30.º aniversário, Ribeirão não podia ter recebido melhor prenda. A vila famalicense vai ganhar em breve uma nova centralidade, com a revitalização de uma das suas artérias mais emblemáticas – a Avenida Rio Veirão.
A intervenção foi anunciada este domingo, 3 de julho, no decorrer da Sessão Solene comemorativa do aniversário da freguesia que contou, entre outros, com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Famalicão, Paulo Cunha, e do Presidente da Assembleia Municipal, Nuno Melo.
Há muito desejada pelos ribeirenses, a obra deverá estar concluída em meados do próximo ano e terá o custo de um milhão e cem mil euros.
“Não estamos a falar de uma simples repavimentação de uma estrada. Estamos perante a criação de uma nova centralidade que vem trazer ainda mais condições para que esta vila possa continuar a crescer”, explicou o edil famalicense, acrescentando ainda que esta intervenção vai servir um conjunto de infraestruturas já existentes naquela zona, como os equipamentos de saúde, escolares e desportivos que foram sendo construídos no centro da vila.
Para o presidente da Junta de Freguesia, cuja atuação mereceu rasgados elogios por parte de Paulo Cunha, o lançamento desta obra simboliza o concretizar de um sonho. “Os ribeirenses estão ansiosos por vê-la no terreno. Com esta intervenção, o centro de Ribeirão vai passar a ter melhores condições de circulação e de acolhimento para tanta gente que por aqui passa no seu dia-a-dia”, disse Adelino Oliveira.
E porque foi do futuro e do crescimento da vila de Ribeirão que mais se falou na cerimónia protocolar deste domingo, a necessidade de resolução do problema do estrangulamento da Nacional 14 não foi esquecida.
“Sentimos que temos um grande potencial para atrair mais pessoas e mais empresas para Ribeirão, mas falta-nos condições ao nível das acessibilidades e isso está a ser um grande entrave no desenvolvimento desta freguesia”, assinalou o presidente da Junta de Freguesia.
O tema foi também abordado por Nuno Melo, para quem o arranque da construção da alternativa à variante “já tarda”. O eurodeputado classificou esta obra como “um desígnio empresarial, uma reivindicação regional e uma mais-valia nacional”.
Refira-se ainda que a sessão solene ficou também marcada pela homenagem a vários atletas e cidadãos ribeirenses que têm contribuído para o engrandecimento da vila.