Centro Hospitalar Médio Ave realiza inquérito “satisfação e qualidade apercebida”

0

Utentes com elevados níveis de satisfação 

Procurando uma constante evolução e melhoria dos cuidados de saúde que presta à sua população, o Centro Hospitalar do Médio Ave realizou, pelo 8º ano consecutivo, um inquérito à “satisfação e qualidade apercebida” dos seus utentes.

Este último estudo, realizado em parceria com uma entidade externa, a CESPU – Cooperativa de Ensino Superior Politécnico Universitário, envolveu uma amostra alargada, com mais de 800 utentes, avaliando a sua perceção sobre os serviços do CHMA nas áreas de Internamento, Serviço de Urgência, Consulta Externa, Cirurgia de  Ambulatório e Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica.

O estudo  confirmou a elevada satisfação dos utentes relativamente aos serviços de saúde prestados pelo CHMA, classificando de “Excelente” ou “Bom” a Cirurgia de Ambulatório (92.6%), o Internamento (84.9%), a Consulta Externa (83.0%), os Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (79.6%) e o Serviço de Urgência (70.8%).

Apesar dos bons resultados obtidos em inquéritos anteriores, a tendência generalizada foi de subida relativamente aos inquéritos realizados nos anos anteriores, nomeadamente em quatro categorias: Cirurgia de Ambulatório, Internamento, Consulta Externa e Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica.

Entre as áreas avaliadas em cada Serviço, mereceu destaque o atendimento de médicos, enfermeiros e auxiliares, tendo estas áreas combinadas apresentado um índice de satisfação médio de 96.0% e 91.4% nos Serviços de Cirurgia de Ambulatório e Internamento, respetivamente.

O elevado grau de satisfação dos utentes estende-se ainda a outras áreas, como a Imagem, a Lealdade ou a Qualidade, que apresentaram igualmente resultados bastante positivos.

A excelente adesão e taxa de resposta por parte dos utentes demonstra um maior envolvimento, refletindo a sua preocupação em colaborarem na melhoria do seu Centro Hospitalar de referência.

O estudo foi realizado com recurso a entrevistas telefónicas, durante o 2.º trimestre de 2016.

 

Share.

Leave A Reply