Cerca de 6.000 jovens participaram na Semana Europeia da Juventude

0

Encerramento da iniciativa decorre no Dia da Europa

 Foram cerca de 6.000 os jovens que, ao longo dos seis últimos dias, participaram nas mais de 120 ações que deram forma à Semana Europeia da Juventude – iniciativa impulsionada pela Comissão Europeia, e promovida, em Portugal, pela Erasmus+ Juventude em Ação. De norte a sul do país, do interior ao litoral, até aos arquipélagos da Madeira e dos Açores, os jovens portugueses aderiram às iniciativas – workshops, debates e sessões de esclarecimento – que mostraram que as oportunidades de intercâmbio internacional podem ser uma mais-valia no seu percurso de vida.

Depois do arranque da iniciativa, a 4 de maio, no Porto, um dos pontos altos da Semana residiu na ida de 10 jovens portugueses a Bruxelas, onde apresentaram 12 ideias que visam aumentar as oportunidades de emprego entre os mais jovens. A criação de um Centro de Inovação para o Emprego na Europa (ICEE), que irá apoiar a mobilidade e a criação e gestão de ofertas de emprego em toda a Europa, é apenas um dos projetos desenvolvidos nos laboratórios de ideias da Semana Europeia da Juventude. Refira-se que Portugal foi o país, dos 33 onde o evento foi celebrado, com mais laboratórios realizados e, por isso, com mais propostas.

Carlos Moedas (comissário europeu responsável pela pasta da Investigação, Ciência e Inovação), Emídio Guerreiro (secretário de Estado do Desporto e Juventude) e Pedro Couto Soares (diretor da Agência Erasmus+ Juventude em Ação, organismo responsável pela área da Juventude do programa Erasmus+ em Portugal) foram as figuras em destaque no encerramento da iniciativa que decorreu simultaneamente em 33 países. A Erasmus+ Juventude em Ação é o organismo responsável pela gestão, em Portugal, das ofertas para a área da juventude do Programa Erasmus+. Esta agência, que aprova projetos de intercâmbios, serviço voluntário europeu ou formação de líderes associativos, parcerias estratégicas ou de diálogo estruturado, deu luz verde, desde 2014, a mais de 200 projetos e 350 atividades, que envolveram mais de 13 mil participantes e um investimento de mais de cinco milhões de euros.

 

 

Share.

Leave A Reply