Ciclo de atividades para a infância

0

“JOÃO SEM MEDO”

Centro Cultural de Vila das Aves – 4 de maio | 10h30 | Entrada Livre

Na manhã do próximo sábado, dia 4 de maio, o Centro Cultural de Vila das Aves acolhe a apresentação da peça de teatro João Sem Medo, uma criação coletiva da Companhia de teatro Os Quatro Ventos, com direção artística de Pedro Ribeiro.

Baseado no texto original de José Gomes Ferreira, a peça remete-nos para uma aldeia com o peculiar nome de Chora-Que-Logo-Bebes onde o medo e o choro reinam dia e noite. É lá que vive João Sem Medo que, farto das choraminguices dos seus habitantes, decide partir em busca de novas aventuras.

No original, Aventuras de João Sem Medo, de José Gomes Ferreira, foram escritas em 1933 e publicadas em 26 folhetins, para uma gazeta juvenil, O Senhor Doutor, sob o pseudónimo de Avô do Cachimbo. A publicação em volume surge apenas em 1963.

As Aventuras de João Sem Medo nasceram da ideia de criar um herói «de sabor popular» que, segundo o próprio autor, «desmistificasse os Gigantes, os Príncipes, as Princesas, as Fadas» e «permitisse criar novos mitos, tornar mágicos os objetos vulgares da vida diária e dar contorno às minhas verdades mais profundas numa linguagem de ação poética». Não raras vezes descrito como um livro intemporal e de enorme atualidade, As Aventuras de João Sem Medo integra o Plano Nacional de Leitura.

Levada à cena pela companhia de teatro sediada em Santo Tirso, e depois de apresentada nalguns estabelecimentos escolares do município, no âmbito das comemorações do Dia Mundial do Teatro promovidas pela Câmara Municpal de Santo Tirso, a peça João Sem Medo é agora apresentada no palco do Centro Cultural numa iniciativa destinada aos mais novos, mas aberta à participação do público em geral.

 

SINOPSE

João Sem Medo vive em Chora-Que-Logo-Bebes, uma aldeia onde o medo e o choro reinam dia e noite. Esta peculiar povoação fica aninhada perto do “…muro construído em redor da Floresta Branca, uma floresta mágica, onde os homens, perdidos dos enigmas da infância, haviam instalado uma espécie de parque de reserva de entes fantásticos.” Farto da choraminguice dos seus habitantes, decide saltar o muro e partir em busca de aventuras.

Na floresta, os caminhos árduos que conduzem à felicidade estão repletos de personagens mágicas que não lhe dão tréguas e insistem em apresentar-lhe as mais infindáveis e surreais contrariedades, que só um rapaz cheio de valentia e teimosia na luta poderá aguentar.

 

COMPANHIA  DE TEATRO OS QUATRO VENTOS

Fundada em maio de 2005 na freguesia de Burgães, o então denominado Grupo de Teatro Amador de Santo Tirso «Os Quatro Ventos» conta no seu percurso com um considerável número de peças encenadas, de que são exemplo O médico à força de Moliére, A Morgadinha de Vale de Amores, de Camilo Castelo Branco ou, entre outras, Se eu soubesse que ia ser asim… a partir de textos de Luísia Costa Gomes. Em 2009 e 2010 o grupo fez uma incursão no universo de Tchekhov, com a apresentação das peças O Urso, Um Pedido de Casamento e O Cerejal. No domínio do teatro para a infância destacam-se as peças Rapunzel e Um dia Colorido…. , ambas apresentadas já no Centro Cultural de Vila das Aves.

 

 

Share.

Comments are closed.