Com a abertura da USF em S. Martinho do Campo, cumpre-se o protocolo assinado em 2007

0

Abriu hoje, quarta-feira, dia 11 de junho, em S. Martinho do Campo, a última das sete Unidades de Saúde Familiar do concelho. Chama-se USF Nova Saúde e passa a funcionar na antiga Unidade de Cuidados Saúde Primários (UCSP) de São Martinho do Campo.

Com a abertura desta nova USF fica assim cumprido o protocolo – assinado a 24 de Fevereiro de 2007 – entre Castro Fernandes, o presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso e Correia de Campos, o então Ministro da Saúde, com o objetivo de melhorar a política de saúde no Concelho de Santo Tirso.

Recordamos o que, no essencial, o protocolo assinado há seis anos entre o Município de Santo Tirso e o Ministério da Saúde dizia:

– Será criado um Serviço de Urgência Básico, em Santo Tirso, vinte e quatro horas por dia, no âmbito da Rede de Serviço de Urgências de Portugal e nos termos do Despacho Ministerial respetivo.

– Serão criadas várias Unidades de Saúde Familiares (USF) em todos os Centros de Saúde do concelho, proporcionando à população as vantagens que lhes estão associadas, designadamente a melhoria no acesso aos cuidados de Saúde pela inter-substituição dos profissionais e pelos compromissos de melhores cuidados de saúde negociados e contidos nos respetivos contratos-programa.

Como se pode constatar estes dois importantes objetivos foram cumpridos.

Na abertura oficial da USF Nova Saúde, em S. Martinho do Campo, marcaram presença o presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Castro Fernandes, a diretora executiva do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Grande Porto I – Santo Tirso/Trofa, Ana Tato, a Coordenadora da nova USF, Elisabeth Arcanjo, os Vereadores da Câmara Municipal de Santo Tirso, Ana Maria Ferreira e José Carlos Ferreira, os presidentes das juntas de freguesia de S. Martinho do Campo, de Roriz, de Vilarinho e de S. Mamede de Negrelos, e, ainda a maioria dos Médicos, Enfermeiros e Administrativos da USF de S. Martinho do Campo.

Desde logo, importa referir que esta USF de S. Martinho vai receber munícipes das freguesias de S. Martinho do Campo, Roriz, S. Mamede de Negrelos, S. Salvador do Campo, e Vilarinho – num total de 15 mil utentes – e é constituída por sete médicos, oito enfermeiros, três auxiliares e cinco secretários clínicos. Assim, toda a população destas cinco freguesias passa a estar abrangida com médico de família.

Lembramos que já estão em funcionamento no Concelho de Santo Tirso as seguintes sete USF (Unidades de Saúde Familiar) e duas UCC (Unidades de Cuidados à Comunidade):

USF Aves Saúde;

Recursos Humanos: 6 Enfermeiros; 5 Médicos; 4 Assistentes Técnicos

População inscrita: 8 538 inscritos

 

USF Caldas da Saúde;

Recursos Humanos: 5 Enfermeiros; 5 Médicos; 3 Assistentes Técnicos

População inscrita: 8 795 inscritos

 

USF Ponte Velha;

Recursos Humanos: 8 Enfermeiros; 8 Médicos; 6 Assistentes Técnicos

População inscrita: 14 326 inscritos

 

USF São Tomé;

Recursos Humanos: 6 Enfermeiros;6 Médicos;5 Assistentes Técnicos

População inscrita: 11 455 inscritos

 

USF Veiga do Leça;

Recursos Humanos: 5 Enfermeiros; 5 Médicos; 4 Assistentes Técnicos

População inscrita: 8 841 inscritos

 

USF Vilalva;

Recursos Humanos: 8 Médicos; 8 Enfermeiros; 6 Assistentes Técnicos

População inscrita: 13 884 inscritos

 

USF Nova Saúde;

Recursos Humanos: 8 Enfermeiros; 7Médicos; 6 Assistentes Técnicos

População inscrita: 14 489 inscritos

 

A UCC de Santo Tirso abrange 41 186 cidadãos residentes, correspondendo às freguesias de Agrela, Água Longa, Areias, Burgães, Carreira, Santa Cristina do Couto, São Miguel do Couto, Guimarei, Lama, Lamelas, Monte Córdova, Palmeira, Refojos, Reguenga, Santo Tirso e Sequeirô no período em questão. O quadro de Recursos Humanos contempla 9 enfermeiros, 2 médicos, 1 nutricionista, 1 psicólogo e 1 assistente social.

A UCC  Provida abrange 31210 cidadãos residentes correspondendo às freguesias de Rebordões, S. Tomé de Negrelos, Vila das Aves, Roriz, S. Mamede de Negrelos, Vilarinho, S. Salvador do Campo e S. Martinho do Campo. Tem nos Recursos Humanos, sete enfermeiros, 1 assistente técnico e 1 assistente social.

Share.

Comments are closed.