No sábado 20 de junho, pelas 18.30h no salão nobre da Junta de Freguesia de S. Martinho do Campo, teve lugar a cerimónia protocolar do 18º aniversário de elevação a Vila de São Martinho do Campo.
Presentes estiveram, a Presidente da Assembleia de Freguesia Marta Pacheco, o Presidente da Junta Marco Cunha, o Presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso Joaquim Couto, a Vereadora da educação Ana Maria Ferreira, o Diretor do Agrupamento de Escolas de São Martinho, Queijo Barbosa, o Comandante dos Bombeiros Voluntários de Vila das Aves, Gonçalo Freitas, ainda, dirigentes das várias Associações e Coletividades da União de Freguesias.
A Presidente da Assembleia de Freguesia Marta Pacheco, referiu o facto de já terem escolhido o novo nome para a União de Freguesias, como Vila Nova do Campo, está neste momento na Assembleia da República à espera de Aprovação.
O presidente da junta de Freguesia Marco Cunha, começou o discurso por agradecer ao Sr. Amadeu, ao Sr. Amaro e ao Sr. Benjamim, pois foram estes os pioneiros na elevação de São Martinho a Vila, há 18 anos. Este ano as festas não terão as habituais marchas, mas para o próximo ano quando tiver “a casa arrumada”, voltará a falar com as associações e em princípio as marchas voltarão às festas.
O presidente da união, disse ainda, que continuam atentos e reivindicativos esperando o arranque das obras da Av. Manuel Dias dos Santos, da reparação do telhado da Junta e Freguesia, da criação do Balcão do Cidadão, da remodelação do R/C do edifício, o revestimento da Capela Mortuária, pintura dos muros e grades do cemitério e ainda esta semana inauguraram oficialmente com a presença do Ministro da Saúde da unidade de saúde. Fez questão ainda, de frisar que com este executivo à frente da Junta de Freguesia, jamais irão viver de fachada, mas sim, conforme as nossas possibilidades.
O presidente da Câmara Joaquim Couto, referiu que a evolução, o modo de vida e condições socioeconómicas há 18 anos, são hoje muito diferentes, isto porque, foram criados os diálogos institucionais entre a Junta e a Câmara municipal, necessários a esse desenvolvimento.
Muito brevemente se iniciarão as obras na Av. Manuel Dias dos Santos, devemos terminar esta empreitada até ao final do mandato, em 2017, a 1ª, 2ª e 3ª fase da obra, já que esta é a montra das três freguesias.
No final foram entregues os contratos de desenvolvimento desportivo às seguintes associações:
- Associação Recreativa de S. Martinho
- Associação Campense de Karaté
- Associação Recreativa Cultural Desportiva A Negrelense
- União Desportiva S. Mamede
- Clube Desportivo S. Salvador do Campo
- Águias Futebol Clube – S. Salvador do Campo
Foram ainda entregues subsídios a várias associações locais.