Comunicado da Câmara Municipal de Santo Tirso

0

A Câmara Municipal de Santo Tirso foi, nos últimos dias, confrontada com uma denúncia do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria, Hotelaria, Turismo, Restaurantes e Similares do Norte, aludindo a problemas laborais e ao suposto mau estado dos equipamentos da cozinha da EB1 da Ermida, situação que estaria a colocar em causa a confeção das refeições destinadas às crianças daquele estabelecimento de ensino.

Esta denúncia culminou, hoje, com a realização de uma greve dos trabalhadores da cantina da EB1 da Ermida e uma manifestação em frente ao edifício dos Paços do Concelho.

Sobre este assunto, vem a Câmara Municipal de Santo Tirso esclarecer que o serviço de refeições das cantinas escolares encontra-se concessionado à empresa ICA, não tendo, até hoje, sido reportado pela empresa, pelos trabalhadores da referida cantina escolar, ou pelos próprios encarregados de educação, qualquer problema relacionado com os factos constantes na referida denúncia.

Após ter tomado conhecimento, a Câmara Municipal procurou, junto da escola e da empresa, obter informações sobre a situação, tendo sido transmitido à autarquia que o único equipamento avariado era um esquentador, que foi substituído de imediato pela concessionária.

Simultaneamente, com o objetivo de assegurar a defesa do superior interesse das crianças, a Câmara Municipal procurou, em conjunto com a escola e a respetiva Associação de Pais, alternativas que garantissem, dentro da legalidade, uma refeição volante durante o dia de greve. O que veio a acontecer.

Na manhã de hoje, confrontada com a realização de uma manifestação à entrada do edifício dos Paços do Concelho, a Câmara Municipal recebeu e reuniu com os representantes dos manifestantes. Nesta reunião, foram transmitidas pelos referidos representantes outras insatisfações relacionadas com vínculos contratuais.

Na sequência desta reunião e, mais uma vez, cumprindo com a legalidade e pensando no superior interesse das crianças e dos próprios funcionários da cantina da EB1 da Ermida, a Câmara Municipal de Santo Tirso irá diligenciar junto da empresa concessionária para esclarecer cabalmente as questões levantadas pelos trabalhadores.

Perante os factos atrás descritos, são inaceitáveis e inadmissíveis as injustas acusações feitas pelo sindicato à Câmara Municipal de Santo Tirso. Acusações que apenas podem ser interpretadas como uma tentativa de alavancar algum aproveitamento pessoal ou político. Facto que deve ser, claramente, repudiado.

Comments are closed.