COMUNICADO
PS TROFA CONTRA A INSTALAÇÃO DE ATERRO SANITÁRIO EM COVELAS
Justificações do Presidente da Câmara Municipal servem para enganar a população e não respondem as preocupações dos Trofenses
O Partido Socialista da Trofa demonstra a sua profunda preocupação pela forma como o processo da instalação de um aterro sanitário em Covelas está a ser conduzido pelo presidente da Câmara Municipal, Sérgio Humberto.
Na sequência das noticias vindas a publico, o PS Trofa foi surpreendido pelos esclarecimentos prestados para justificar o “negocio” levado a cabo com a RESINORTE em troca do pagamento de uma divida que remonta, quase na totalidade, ao período relativo à governação do PSD até 2009. O PS Trofa acompanha a preocupação demonstrada pela população com a instalação do aterro. Esta coloca em causa a qualidade de vida, a saúde e o bem-estar da população do Concelho da Trofa e em particular da Freguesia de Covelas, da União de Freguesias de Bougado (São Martinho e Santiago) e da União de Freguesias do Coronado (São Romão e São Mamede).
O Concelho da Trofa, o futuro e a saúde dos Trofenses não pode servir como moeda de troca para pagar dividas. O PS/Trofa denuncia, assim, que:
- O presidente da Câmara da Trofa falta à verdade quando justifica este negocio no valor de mais de 2 milhões de euros com a RESINORTE para saldar uma suposta divida que diz ter sido contraída durante o mandato do PS, desconhecendo o problema. A divida relativa aos resíduos inclui o pagamento em falta à AMAVE (entidade responsável pela gestão da recolha de resíduos até 2009, quando o PSD estava no poder) que resultou numa Acão judicial contra a autarquia no valor de mais de um milhão de euros;
- O presidente da Câmara Municipal da Trofa tenta, mais uma vez, enganar e iludir os Trofenses referindo-se ao prolongamento do aterro de Santo Tirso quando, na verdade, se trata da construção de um novo aterro em Covelas, tal como a empresa RESINORTE já confirmou em comunicado;
- O presidente da Câmara Municipal da Trofa tenta enganar os Trofenses quando, através de um comunicado distribuído as populações na União de Freguesias de Bougado, onde se
compromete publicamente a jamais permitir “qualquer intervenção ou construção, que provoque danos ambientais que afetem quer o nosso território, quer os moradores do Concelho”.
Está em causa a Saúde Publica das populações já suficientemente prejudicadas pela atividade desenvolvida no aterro de Santo Tirso construído há́ mais de 30 anos, agravando-se os problemas ambientais, tais como: os maus cheiros, o transporte de resíduos e a propagação de pragas de ratos, baratas e gaivotas.
O PS Trofa afirma-se, por isso, contra este “negócio” e repudia as explicações de uma gestão autárquica enganosa que discrimina os Trofenses e as suas Freguesias. Acompanhamos as preocupações das populações e estaremos sempre ao lado reivindicações dos Trofenses, nomeadamente na defesa da Saúde Publica – uma prioridade que não tem preço nem está à venda.
Os Trofenses, e em particular a Freguesia de Covelas, terão todo o apoio e solidariedade do PS Trofa nas preocupações manifestadas. Pelo acima descrito, o PS Trofa, e nomeadamente os seus eleitos, comprometem-se com os Trofenses a votar contra qualquer proposta que seja apresentada nos diferentes órgãos autárquicos deliberativos no sentido da instalação de um aterro em Covelas.
Trofa, 28 de maio de 2020
O Secretariado da Concelhia do PS Trofa