Conselho distrital do porto da ordem dos advogados organiza congresso para discutir «questões profissionais da advocacia»
O Auditório da Fundação de Serralves, no Porto, será o palco de um congresso em que são esperados, nos dias 13 e 14 de março, mais de 250 advogados para discutir as ‘Questões Profissionais da Advocacia’.
Organizada pelo Conselho Distrital do Porto da Ordem dos Advogados, a iniciativa vai contar com as participações, enquanto oradores, de alguns dos mais conceituados nomes da advocacia nacional, contando com dois ex-bastonários, José Miguel Júdice e Rogério Alves, cabendo o encerramento do congresso à Bastonária da Ordem dos Advogados, Elina Fraga.
“Por estar em constante evolução, é do interesse da classe discutir as grandes questões que norteiam o exercício da advocacia. Esta reflexão conjunta pretende contribuir ativamente para aclarar se os valores tradicionais da advocacia se mantêm ou se estamos perante uma reformulação dos valores da advocacia como profissão de imprescindível interesse público,” explica Elisabete Grangeia, presidente do Conselho Distrital do Porto da Ordem dos Advogados.
O segredo profissional e os deveres de revelação, as incompatibilidades no exercício da profissão, a liberdade de expressão e imunidades do advogado são alguns dos temas que vão merecer a reflexão do congresso.
“Estará também em análise a questão do acesso à profissão, designadamente quanto aos requisitos exigíveis para se ser advogado e ao modelo de estágio”, acrescenta Elisabete Grangeia.