Construção de nova zona empresarial em água longa é novo compromisso de Andreia Neto

0

Coligação por todos nós quer reconquistar a dimensão e importância empresarial que o concelho já teve

“Reconquistar a dimensão e a importância empresarial que o Concelho já teve”. É este o objetivo de Andreia Neto e da coligação POR TODOS NÓS, e o mote dos 10 compromissos apresentados esta manhã aos jornalistas, nas instalações da ACIST (Associação Comercial e Industrial de Santo Tirso).

O grande projeto da coligação passa por construir um novo Parque Empresarial, junto ao Nó da A/41, semelhante ao já existente do lado de Valongo. “Será uma infraestrutura de grande importância para o Concelho e para as freguesias do Vale do Leça”, sublinhou Andreia Neto.

A estrutura projetada pela coligação POR TODOS NÓS ocupará 150 hectares, o que corresponde a 750 mil m2 de área de construção, e será edificado num local afastado de núcleos habitacionais, evitando qualquer efeito de incomodidade por trafego de pesados e laboração.

Para as empresas há ainda o benefício de terem acesso direto e imediato à rede de autoestradas, assim como estarem a 20 minutos do Porto de Leixões, do Aeroporto Internacional Francisco Sá Carneiro, da Exponor, e a 30 minutos ao Centro de Congressos da Alfandega do Porto.

Andreia Neto quer ainda assegurar a interligação entre as várias zonas empresariais e “criar verdadeiros centros de acolhimento empresarial”, “parques de 4ª geração”, devidamente estruturados e dotados de serviços e tecnologia.

É para contrariar a tendência de fuga de empresas que a coligação POR TODOS NÓS assume um conjunto de compromissos nesta área que significarão uma mudança na forma de atuar da autarquia que, diz Andreia Neto, “até agora tem sido prisioneira de velhas políticas de resolução reativa e pontual de problemas”, evidenciando a inexistência de um Plano Estratégico de Marketing Territorial, ou qualquer outro plano para apoiar as empresas existentes e para atrair outras.

ANDREIA NETO QUER CÂMARA FACILITADORA E DIPLOMATA

“O Município por mim liderado passará a ver o desenvolvimento económico sustentado como um objetivo prioritário”, destacou a candidata às autárquicas deste ano. Mas não só. Andreia Neto vai ainda mais longe e garante que a responsabilidade desta área de atuação ficará sobre a alçada direta da presidência da Câmara Municipal.

“Queremos ter as melhores condições para as empresas desenvolverem o seu trabalho”, explicou. Por isso investir no apoio às empresas, concretizar planos e ações de apoio objetivo ao empreendedorismo, e desenvolver programas de atração de novas empresas passarão a ser uma prioridade municipal.

A candidata pretende também “reduzir ao mínimo legal a fiscalidade municipal”, para que “o nosso território passe a ser o mais competitivo possível, apoiando assim as empresas existentes”.

APOSTA EM VILA NOVA DO CAMPO E VILA DAS AVES, E RECUPERAÇÃO DE SHOPPINGS URBANOS PARA CENTROS DE INCUBAÇÃO TAMBÉM FAZEM PARTE DOS PLANOS

Outro dos compromissos da coligação POR TODOS NÓS assenta na transformação de shoppings urbanos em centros de incubação de projetos empresariais. Andreia Neto deu como exemplo o Centro Comercial Carneiro Pacheco, que pretende reabilitar para instalação de um Audio-Fórum para incubação/sede de projetos empresariais na área da música, e o São Bento Shopping, para incubação de projetos empresariais de jovens ligados às artes performativas, artes plásticas, e artes digitais.

Outra prioridade é a revitalização económica e empreendedora de Vila Nova do Campo e Vila das Aves. Andreia Neto deu como exemplo a criação de um programa de eventos económicos e a reconversão de uma unidade fabril desativada para Centro de Incubação e Parque de Exposições como estratégias neste sentido. Pretende ainda instalar, na Vila de São Martinho do Campo, um Parque Empresarial ligado à moda, ao têxtil e ao vestuário, bem como uma área complementar de incubação de negócios artesanais, promovidos por mulheres desempregadas na área têxtil da região do Ave. Já em Vila das Aves quer instalar o primeiro parque empreendedor temático sénior.

Outro objetivo será afirmar o município como o maior produtor mundial de embalagens flexíveis, através da criação de uma incubadora de empresas de investigação na área das embalagens flexíveis.

Este plano estratégico inclui também a formação de uma Agência Municipal de Investimento com o objetivo de promover políticas locais de apoio ao investimento, através do fomento de novos projetos, apoio à internacionalização das empresas locais, e promoção de parcerias com agentes privados e instituições de relevante interesse para o tecido económico local.

Andreia Neto referiu ainda que pretende criar um Fundo Municipal de apoio ao Micro-Empreendedorismo Jovem, Sénior e Feminino, com vários projetos inseridos neste âmbito. A constituição de uma task-force de embaixadores tirsenses, denominada UP TIRSO (Unidade de Promoção Internacional Económica de Santo Tirso), será outros dos esforços previstos para a atração de investimento.

Santo Tirso, 6 de junho de 2017

 

Share.

Leave A Reply