Deputada Maria Manuel Rola questionou o governo sobre descargas no rio Mau
Nas últimas semanas, as águas do rio Mau têm aparecido tingidas de uma coloração esbranquiçada e opaca no troço do rio que atravessa a freguesia da Reguenga, em Santo Tirso. Segundo moradores daquela freguesia e que representam o «Movimento contra a poluição do rio Mau», as mais recentes descargas poluentes ocorreram nos dias 30 de novembro, 2 e 13 de dezembro.
Membros do Núcleo de Proteção Ambiental da Guarda Nacional Republicana ter-se-ão deslocado ao local depois de receberem denúncias das descargas poluentes. No terreno terão constatado que as águas já corriam poluídas desde a zona da nascente do rio, na freguesia confinante de Seroa, pertencente ao concelho de Paços de Ferreira.
Os focos de poluição no rio Mau colocam em risco o usufruto de zonas de lazer e recreio procuradas pela população local devido às águas límpidas ribeirinhas que atravessam a Reguenga. As descargas poluentes podem ainda provocar efeitos negativos na biodiversidade ribeirinha, bem como na agricultura e saúde humana, pois a água do rio é utilizada para rega de culturas agrícolas na freguesia.
O Bloco de Esquerda considera inadmissível a ocorrência de repetidas descargas ilegais no rio Mau e exige que as entidades competentes identifiquem a origem da poluição, apurem responsabilidade e atuem nos termos da lei. É imperioso proceder à despoluição do rio Mau para que a população local possa voltar a usufruir daquelas águas.
O Bloco de Esquerda quer saber se o Governo conhecimento das recentes descargas poluentes no rio Mau e de quantas notificações de contraordenação foram efetuadas por descargas ilegais no rio Mau nos últimos anos.
A deputada questiona também se a Agência Portuguesa do Ambiente tem monitorizado o estado ecológico e químico das massas de água do rio Mau e quais são os resultados das ações de monitorização
Por último, tendo em consideração que a água do rio Mau é utilizada na agricultura, tem o Governo conhecimento de episódios de contaminação de solos agrícolas e que medidas e ações vai o Governo adotar para erradicar as descargas poluentes no rio Mau