Dia internacional das bibliotecas escolares em santo tirso

0

No âmbito das comemorações, a Biblioteca Municipal de Santo Tirso promove a apresentação do livro «Galo Cantor», de Ricardo Santos e Isabel Couto, em várias bibliotecas da Rede de Bibliotecas Escolares de Santo Tirso.
De forma a sublinhar e enaltecer o trabalho que as Bibliotecas Escolares têm realizado em todo o concelho, a Câmara Municipal de Santo Tirso alia-se às celebrações com o “objetivo de destacar a sua importância na educação e na promoção do gosto pela leitura”. Esta é a mensagem deixada pelo vereador da Cultura, Tiago Araújo, que reconhece que “as bibliotecas escolares desempenham um papel muito importante nas escolas e são um veículo de transmissão de conhecimento, não apenas através dos livros mas também pelas atividades que desenvolvem”.
“A biblioteca escolar é super!”. Este é o mote para as comemorações do Dia Internacional das Bibliotecas Escolares, que se assinala no próximo dia 26 de outubro. Em Santo Tirso, Isabel Couto e Ricardo Santos, autores do livro “Gabriel, O Galo Cantor” vão se apresentar nalgumas escolas do concelho para levar até aos alunos do primeiro ciclo a história do vaidoso, cantador e falador galo Gabriel que, todas as manhãs, não dá descanso à sua voz.
A apresentação do livro, que será feita no período compreendido entre 20 de outubro e 3 de novembro, servirá de pretexto para passar a mensagem aos mais novos (e também aos professores) dos cuidados a ter com a voz, pois importa que não ocorra o mesmo que acontece com o protagonista desta história, que, de tanto cantar, perdeu este bem precioso que é a voz.
Na história de Isabel Couto e Ricardo Santos, com a ajuda da Galinha Maria tudo se resolve, mas na vida real, a prevenção sempre foi o melhor remédio. As apresentações da obra decorrerão na Escola Básica de S. Tomé de Negrelos e na Escola da Ponte a 20 de outubro, na escola sede do Agrupamento de Escolas de S. Martinho, no dia 26 de outubro – Dia Internacional das Bibliotecas Escolares e a 3 de novembro, junto às escolas do Agrupamento de Escolas D. Afonso Henriques.
Natural de Vila Nova de Gaia, Isabel Couto (1987) é terapeuta da fala mas também cantora lírica. A inspiração para a história do galo Gabriel surge da constatação da necessidade de consciencializar, principalmente as crianças, para a importância da voz, instrumento de comunicação crucial do dia-a-dia. Deste objetivo comunga também Ricardo Santos, natural de Santo Tirso. Enquanto terapeuta da fala, o autor teve a oportunidade de trabalhar na área da voz com públicos muito diversificados como professores, educadores de infância, jornalistas, atores e cantores em diferentes contextos.

Share.

Leave A Reply