Dia Mundial em Memória das Vítimas da Estrada

0

A Secretária de Estado da Administração Interna, Patrícia Gaspar, associa-se à celebração do Dia Mundial em Memória das Vítimas da Estrada, que hoje se comemora.

Trata-se de uma iniciativa criada pela Federação Europeia de Vítimas da Estrada, posteriormente oficializada como Dia Mundial pelas Nações Unidas, que se realiza todos os anos no terceiro domingo de novembro e que tem como objetivo lembrar as pessoas que perderam a vida ou a sua saúde nas estradas, assim como prevenir a ocorrência de mais acidentes.

Os acidentes de trânsito são eventos repentinos e violentos, com consequências trágicas, duradouras e com elevados custos familiares, sociais e económicos.

Ainda que o número de vítimas das estradas tenha diminuído de forma significativa nos últimos anos em Portugal, não nos podemos conformar.

A segurança rodoviária é e deve continuar a ser assumida como uma prioridade e como um desígnio nacional.

Por isso, esta data deve ser vista também como uma oportunidade para refletir sobre o que fazer para salvar vidas e para nos fazer, a todos nós, enquanto cidadãos, adotar comportamentos responsáveis, contribuindo para a promoção da segurança rodoviária e para a diminuição da sinistralidade nas estradas.

Share.

Comments are closed.