Douro gás natural, inaugura posto de gás natural veicular, no norte.

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O novo posto de enchimento público de Gás Natural Comprimido (GNC) e Gás Natural Líquido (GNL), inaugurado hoje pelo Vice-Presidente da CCDRN, Eduardo Paço Viana, na presença do Presidente da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, Emídio dos Santos Sousa, é o quinto posto público da rede Douro gás natural, e o terceiro da rede europeia «Blue Corridor».

O grupo Dourogás S.G.P.S., inaugura hoje, no Picoto, o quinto posto de enchimento público para Gás Natural Veicular (GNV), um investimento superior a 1,5 milhões de euros.

O novo posto permite abastecer a Gás Natural Líquido (GNL) e a Gás Natural Comprimido (GNC) e serve fundamentalmente a principal via logística do norte do país.

Ao servir a plataforma logística do norte do país, o Posto do Picoto é um ponto estratégico de abastecimento de algumas das maiores empresas portuguesas de distribuição. É o caso da HAVI Logistics e da Sonae, empresas que já reconverteram parte da sua frota para este novo combustível. O posto do Picoto serve, também, os autocarros da empresa de transportes públicos de Santa Maria da Feira.

O posto inscreve-se na mesma linha de inovação no conceito tecnológico e no conceito comercial, permitindo o fornecimento de gás natural comprimido e líquido.

A rede de postos de GNV da Dourogás conta, também, com mais dois postos em regime de exploração: o posto da Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP), no Porto, e o da Carris, em Lisboa.

Nuno Afonso Moreira, CEO da dourogás natural, afirma que “com este novo posto de enchimento do norte do país, damos continuidade à expansão da primeira rede de postos de Gás Natural Veicular em Portugal, promovendo uma maior competitividade nas empresas portuguesas de importação e exportação. Este novo combustível, além de permitir, uma poupança significativa, é muito mais limpo, com vantagens consideráveis para o meio ambiente. Com o gás natural veicular, aderimos às políticas de sustentabilidade e favorecemos claramente a eficiência energética”.

A dourogás é pioneira na construção da rede portuguesa de enchimento de GNV, o novo combustível, mais económico, com significativas vantagens para o meio ambiente e para a competitividade da economia portuguesa. Recorde-se que este é já o quinto posto de abastecimento da rede dourogás, depois da unidade de Urjais, Mirandela, inaugurada em 2013, do Carregado, Alenquer em 2014 e, ainda, de Vila Real e Loures em 2015. O Posto do Picoto está estrategicamente situado para servir o norte do país. Fica na área periférica do Porto, na Estrada Nacional 1 e a cerca de um quilómetro de quatro autoestradas (A1, A29; A41 e A32).

A Dourogás pretende continuar a expandir a rede de abastecimento de GNV. No inicio do próximo ano, será também aberto ao público o posto do Caia, junto da fronteira de Elvas.

O que é o GNV e vantagens na utilização

Em termos ambientais o GNV – Gás Natural Veicular é a fonte de energia mais limpa de entre os combustíveis alternativos. As emissões de escape dos veículos a gás natural são muito inferiores às dos veículos movidos a gasolina ou gasóleo.

A utilização de veículos a gás natural veicular, líquido ou gasoso, é mais vantajoso em termos económicos porque, por um lado o custo associado ao gás natural veicular é significativamente inferior ao custo do gasóleo e gasolina, por outro lado, devido às características do gás natural, que proporciona uma queima limpa, reduz a necessidade de manutenções.

Para além destes fatores, os VGNs (veículos movidos a gás natural) também emitem quantidades significativamente inferiores de gases com efeito de estufa e toxinas, relativamente aos veículos a gasolina ou gasóleo.

Os veículos abastecidos a GN são tão seguros quanto os veículos que operam com combustíveis tradicionais. O gás natural, ao contrário dos combustíveis líquidos e do GPL, dissipa-se na atmosfera em caso de acidente, evitando-se os riscos de incêndio criados por poças de gasolina, gasóleo ou GPL no chão.

O preço de aquisição de um veículo ligeiro a GN é normalmente inferior ou equivalente ao de uma viatura a Diesel, sendo que o combustível é cerca de 30% mais barato, e a viatura não sofre nenhuma redução de potência, sendo a sua autonomia equivalente a uma viatura tradicional.

 

 

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