«Edição 2013 de «a poesia está na rua»

0

Câmara municipal de Santo Tirso dedica 40 dias – de 21 de Março a 30 de abril – à vida e obra do poeta MANUEL ANTÓNIO PINA  

  “O PAÍS DAS PESSOAS DE PERNAS PARA O AR” PRETENDE SER UMA PEDRADA NO CHARCO UMA METÁFORA À ATUALIDADE NACIONAL

Arranca já na próxima quinta-feira, dia 21 de Março, a edição 2013 de “a poesia está na rua”, evento cultural que tem vindo a ser promovido anualmente pela Câmara Municipal de Santo Tirso desde 2004.

A edição deste ano – que arranca em 21 de março e se prolonga até 30 de Abril – vai chamar-se “o país das pessoas de pernas para o ar” e pretende ser um tributo nacional à vida e obra do poeta Manuel António Pina.

O súbito desaparecimento de Manuel António Pina, em outubro passado, fez com que a Câmara Municipal de  Santo Tirso decidisse dedicar 40 dias à vida e obra deste escritor portuense, premiado com o “Prémio Camões” em 2011 e poeta homenageado em Santo Tirso na edição 2006 de “a poesia está na rua”.

Para levar a mais gente o que não se conhece de Manuel António Pina, enquanto autor mas também enquanto homem, a Câmara Municipal vai contar com a ajuda dos amigos do poeta, de vários especialistas e também da comunidade local, congregando em torno da vida e obra do poeta as escolas e os agentes culturais do concelho.

 

O PORQUÊ DA DESIGNAÇÃO “O PAÍS DAS PESSOAS DE PERNAS PARA O AR”

A Câmara Municipal de Santo Tirso decidiu chamar à edição deste ano “o país das pessoas de pernas para o ar” pelo facto de esse ser também o título do primeiro livro de Manuel António Pina (MAP). Uma obra seminal que reflete já o modo como MAP se coloca face à literatura. MAP assume na escrita (poesia, crónica e literatura “para” crianças”) e na vida uma postura que o torna uma pessoa muito singular. “Que bom é pensar em outras coisas e olhar para as coisas noutra posição”, escrevia…

Mas “o país das pessoas de pernas para o ar” não é só a designação genérica de uma iniciativa cultural. Pelo que sugere, e tendo em conta o momento que o nosso país atravessa, não deixa de ser também uma metáfora à atualidade portuguesa.

 

OS DESTAQUES

Do extenso leque de ações a levar a efeito de 21 de Março a 30 de Abril destacamos o lançamento de livros, a exposição com objetos pessoais do autor (fotos, vídeos e documentos de amigos), os recitais, as conversas e o ciclo de cinema (os filmes da vida do Pina).

 

Para esta semana, relevamos as seguintes atividades:

Quinta-feira, dia 21 DE MARÇOArranque da iniciativa

11h00 | Largo Coronel Baptista Coelho – Estendal Poético Área Metropolitana do Porto – Leitura de poesia.

21h00 | Fábrica de Santo Thyrso – abertura da exposição “O uniVerso Pina” que reúne correspondência partilhada entre o autor e outros poetas, escritores, críticos e amigos.

22h00 | Fábrica de Santo Thyrso – recital “a dor dói o boi muge” pelo Sindicato Poesia Braga

 

Sábado, dia 23 DE MARÇO

21h30 | Salão Nobre – cerimónia pública de tributo à vida e obra do poeta Manuel António Pina com a presença do crítico literário Osvaldo Silvestre e do realizador e ilustrador João Botelho (ambos velhos amigos de MAP) e, ainda das filhas do poeta.

 

Recordamos que “a poesia está na rua” é um evento cultural promovido anualmente pela Câmara Municipal de Santo Tirso com o objetivo de dar uma expressão festiva à palavra poesia, fazendo-a comungar da vida comunitária do concelho, homenageando, em cada edição, um poeta português.

 

Assim, depois de “a poesia está na rua” (2004, com homenagem ao poeta António Ramos Rosa), de “a poesia e o surrealismo” (2005, com homenagem ao poeta Artur do Cruzeiro Seixas), de “a poesia faz bem à saúde” (2006, com homenagem ao poeta Manuel António Pina), de “a fé na poesia” (2007, com homenagem ao poeta José Tolentino de Mendonça), de “ofício de poeta” (2008, com homenagem ao poeta António Osório), de “pano pramangas” (2009, com a homenagem ao poeta A. M. Pires Cabral), de “humor com humor se paga” (2010, com a homenagem à poeta Rosa Alice Branco), de “nove semanas & meia” (2011, com a homenagem a Albano Martins), de “mãos à obra” com a homenagem a Vasco Graça Moura, segue-se agora “o país das pessoas de pernas para o ar” (2013, com o tributo nacional a Manuel António Pina).

Share.

Comments are closed.