Encerramento do ciclo de jazz de Santo Tirso

0

ENSEMBLE SUPER MODERN ATUA DIA 9 DE JANEIRO, PELAS 21H30, NO CCVA

 No próximo dia 9, sexta-feira, pelas 21h30, o VII Ciclo de Jazz de Santo Tirso encerra com a presença do Ensemble Super Moderne. No palco do Centro Cultural de Vila das Aves vão estar oito experientes e reputados instrumentistas de jazz, dispostos a explorar diferentes formas de narrar, improvisar e interagir musicalmente. A entrada é gratuita.

Este será um concerto de celebração do jazz e, mais importante do que isso, da música em geral. A partir de uma componente composicional forte, com tantas boas influências quanto possível, o Ensemble Super Moderne carateriza-se por não ter nenhum som, mas vários.

Desta formação fazem parte os saxofonistas José Pedro Coelho, José Soares e Rui Teixeira, o trombonista Paulo Perfeito, o guitarrista Luís Eurico Costa, o contrabaixista Miguel Ângelo Coelho e o baterista Mário Costa. Ao piano estará o compositor Carlos Azevedo, figura tutelar do jazz nacional, tanto no campo educativo como performativo, que atualmente partilha com Pedro Guedes a direção Musical da Orquestra Jazz de Matosinhos.

 

Ensaio Aberto

Marcado para as 21h30, a música do Ensemble Super Moderne, porém, começa a fazer-se ouvir às 18h00 do mesmo dia em mais uma Oficina Jazz, promovida no âmbito deste ciclo. Sob forma de Ensaio Aberto, os participantes são convidados a interagir com os vários instrumentistas e a conhecerem de perto a música e os processos de trabalhos do Ensemble Super Moderne, bem como algumas das ideias e conceitos que fundamentam a própria filosofia do grupo.

A participação neste Ensaio Aberto é livre, mas sujeita a inscrição prévia através dos seguintes contactos: 252 833 428 / e-mail: cultura@cm-stirso.pt

 

Ciclo de Jazz

Promovido desde 2008 pela Câmara Municipal de Santo Tirso, o Ciclo de Jazz tem como objetivo promover o gosto pelo jazz através da realização de concertos com os mais destacados músicos do panorama nacional e internacional, mas também através da aposta na formação de novos públicos.

No âmbito da atual edição – que contou com a colaboração da Associação Porta-Jazz – somam-se as presenças em Santo Tirso da cantora Rita Martins (18 de julho), do Trio Bode Wilson (12 setembro), do Johan Hörlen Quartet (10 outubro) e de João Mortágua (28 novembro) em concertos realizados em diferentes espaços do concelho, nomeadamente Fábrica de Santo Thyrso, Biblioteca Municipal e Centro Cultural de Vila das Aves.

Com este programa, o VII Ciclo de Jazz de Santo Tirso deu continuidade ao trabalho de divulgação do Jazz junto da comunidade local pautado, desde sempre pela excelência dos músicos convidados.

 

 

Share.

Leave A Reply