ESAG – Escola Superior Artística de Guimarães

0

A Escola Superior Artística do Porto-Guimarães (ESAP Guimarães), instituição de ensino superior politécnico, tem uma nova designação: Escola Superior Artística de Guimarães (ESAG).
A sua entidade instituidora, a CESAP – Cooperativa de Ensino Superior Artístico do Porto, obteve do Ministério da Educação e Ciência o reconhecimento de interesse público, publicado pelo Decreto-Lei n.º 227/2015, de 9 de Outubro.
Conclui-se assim um processo de autonomização iniciado em 2006 no âmbito do Processo de Bolonha, com a adaptação dos cursos de bacharelato (Desenho, Manualidade Artística e Pintura) aos actuais cursos de licenciatura (Artes/BD/Ilustração, Artes/Desenho e Artes/Grafismo Multimédia) e com a criação, logo em seguida, dos cursos de Mestrado em Ilustração, Mestrado em Animação Digital e Mestrado em Desenho – Área de especialização em Prática Artística e Área de especialização em Desenho Científico e Arqueológico.
Com actividade em Guimarães desde 1983, então com a designação de Cooperativa de Ensino Superior Artístico Árvore e oferecendo apenas o Curso Superior de Desenho, conferente do grau de bacharel, a ESAP Guimarães, ainda como extensão da Escola Superior Artística do Porto, foi diversificando a sua oferta formativa através dos cursos de bacharelato em Pintura e em Manualidade Artística em 1996. Aprofundando a sua autonomia científica e pedagógica, iniciada com a criação dos cursos de licenciatura e de mestrado já referidos, passou também a oferecer em 2008/2009 dois Cursos de Especialização Tecnológica – Ilustração Gráfica e Desenvolvimento de Produtos Multimédia – até à extinção desta tipologia de formação no ensino superior e à sua substituição pelos cursos técnicos superiores profissionais (CTESP). Completando a sua oferta formativa, a ESAP Guimarães registou em 2015 o CTESP em Desenvolvimento Web com o intuito de responder às necessidades do mercado na área do design para a Web e para aplicações móveis.
A nova designação – ESAG/Escola Superior Artística de Guimarães – em nada vem alterar o que temos vindo a procurar construir: um ensino exigente e personalizado com forte vocação profissionalizante em áreas de formação diferenciadoras. Mas reforça simbolicamente a ligação da escola à cidade, à região e às suas comunidades que pretendemos continuar a servir com renovado empenho.
O Director da ESAG
Paulo Leocádio Ribeiro

Share.

Leave A Reply