Escola Básica de São Martinho distinguida em concurso de educação financeira

0

A turma 4º4SM2 da Escola Básica de São Martinho, em Santo Tirso, foi distinguida na categoria “Evidência e Apreensão de Conceitos” no Concurso Final do Projeto “No Poupar Está o Ganho”.

“Euro Poupança” foi o jogo digital que a turma 4º4SM2 da Escola Básica de São Martinho desenvolveu para alertar para o significado e importância da poupança e que lhe valeu a distinção na categoria de “Evidência e Apreensão de Conceitos”. As 50 questões sobre os cinco módulos de educação financeira abordam 19 países da União Europeia que têm o euro como moeda oficial. Com o objetivo máximo de poupar e ser solidário com os restantes Estados Membros o jogo conta com sanções e prémios aplicados pela UE. Foram ainda atribuídas mais duas menções honrosas como reconhecimento a projetos que se destacaram em diferentes áreas: na categoria “Criatividade e Relevância” destacou-se a turma do 3ºA da Escola Básica de da Torrinha e, na categoria, “Replicabilidade” distinguiu-se a turma 6ºA do Colégio de São Gonçalo de Amarante.

Há 11 anos que o “No Poupar Está o Ganho” tem como objetivo promover a literacia financeira nas crianças e jovens, abordando temas como a poupança, a gestão e importância do dinheiro e o consumo responsável. O projeto chegou já a 40 mil crianças de 40 municípios e só neste ano letivo participaram mais de 9.000 alunos de 500 turmas. “No Poupar Está o Ganho” decorre ao longo de cada ano letivo e culmina num Concurso Final anual, que este ano contou com a participação de turmas de vários municípios da região norte.

Todos os projetos foram avaliados por um júri, que selecionou 14 turmas vencedoras, apuradas por nível de ensino, desde o pré-escolar ao ensino secundário, premiando assim o trabalho de cerca de 300 alunos dos distritos de Braga (6 escolas), Porto (6), Viana do Castelo (1) e Vila Real (1).

“Tivemos a concurso trabalhos muito diversificados e criativos que nos mostraram que, a par da educação financeira, que é obrigatória nos currículos escolares, este projeto desenvolve um grande sentido de comunidade entre alunos, professores e ainda autarquias e outros parceiros que se envolvem nesta missão de formar cidadãos ativos, informados e conscientes dos seus comportamentos financeiros. Estamos certos de que o impacto do projeto na formação destas crianças e jovens leva também a mudanças positivas junto das suas famílias”, adianta Maria Amélia Cupertino de Miranda, Presidente da Fundação Dr. António Cupertino de Miranda.

A partir de setembro, o “No Poupar Está o Ganho”, desenvolvido pela Fundação Dr. António Cupertino de Miranda, abre novamente inscrições, disponíveis para todos os professores que queiram promover a literacia financeira dos seus estudantes. São fornecidos todos os recursos necessários para que o projeto seja implementado nas escolas, desde a formação dos docentes e planos de aula, aos exercícios, jogos e desafios para os alunos, que podem ainda fazer uma visita online ao Museu do Papel Moeda.

Share.

Comments are closed.