A Escola Profissional Agrícola Conde S. Bento assinala este ano um século de existência (1913-2013). A cerimónia que assinalou o arranque do programa comemorativo decorreu esta manhã, dia 14 de março, e contou com a presença do Secretário de Estado do Ensino Básico e Secundário, João Grancho, do Chefe de Gabinete da Secretária de Estado do Ensino Básico e Secundário, Daniel Oliveira, do Presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Castro Fernandes, do Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Santo Tirso, José dos Santos Pinto, e do Diretor Regional de Agricultura e Pescas do Norte – em representação da Ministra da Agricultura – Manuel Cardoso. Pelas 10h30 realizou-se a sessão inaugural da cortina «Grandes acontecimentos dos últimos 100 anos», seguida de uma visita guiada e comentada aos espaços da escola agrícola. Foi ainda inaugurada a exposição fotográfica «O Conde de S. Bento – o teu olhar atento» e o Museu do Leite que visa ser uma viagem no tempo, percorrendo os últimos 100 anos no modo como se produz o leite. Pelas 12h00 teve lugar a abertura oficial do programa comemorativo do centenário, no Salão Nobre. Seguiu-se o almoço «…dos 100» e pelas 17h30 será prestada homenagem ao Conde de S. Bento através de uma cerimónia de deposição de uma coroa de flores junto à figura do Conde na Praça Conde de S. Bento.
Estiveram ainda presentes o Presidente da Universidade Católica do Porto, Joaquim Azevedo, a Vice-presidente e Vereadora da Educação da Câmara Municipal de Santo Tirso, Ana Maria Ferreira, a Subdiretora da DGESTE, Isabel Cruz, o Diretor Regional Adjunto de Agricultura e Pescas do Norte, Mário Barbosa, o Presidente da Junta de Freguesia de S. Tirso, José Pedro, o Diretor-geral da Incubadora de Santo Tirso, Nuno Prata e o Diretor do Museu Municipal de Santo Tirso, Álvaro Moreira.
O programa comemorativo deste aniversário, que decorrerá até 21 de junho, contempla vários momentos, desde uma missa solene, um debate e uma palestra, um cortejo «Mostra Agrícola», um workshop, um mercado, um concerto, uma apresentação do vinho da escola, uma apresentação de um livro, uma cerimónia solene e um Jantar de Gala.
A instituição possui índices de continuidade para o ensino superior e de empregabilidade superiores ao normal, cerca de 50% dos alunos que terminam os estudos na Escola Agrícola continuam os seus estudos no ensino superior e cerca de 30% empregam-se na área em que estudaram.