Escuteiros debatem, emprego e empregabilidade

0

No fim de semana em que foram conhecidos os valores oficiais do desemprego jovem, os escuteiros discutiram formas e modelos de capacitar os jovens a promoverem uma atitude diferente para a vida, dando-lhe ferramentas que os ajudem a serem empreendedores, combater o dia-a-dia, e a estabelecer pontes entre o mundo académico e técnicos do setor.

Entre 9 e 12 de maio, reuniu-se em Lisboa e Cascais o YESS – Youth Empowerment Study Session, um encontro que juntou diversos parceiros académicos e institucionais, e participantes, de cerca de uma dezena de países, em torno do envolvimento e da capacitação dos jovens na sua preparação para a vida adulta. Juntos em reflexão e debate estiveram os diversos espaços e agentes que contribuem para tal, como a família, a escola, a espiritualidade, o associativismo juvenil, o desenvolvimento comunitário e o escutismo/guidismo.

“Neste evento, tivemos a oportunidade de refletir e debater de que forma a sociedade em geral e o escutismo em particular, trabalham na capacitação dos jovens para a vida adulta, visando proporcionar-lhe uma ampla realização pessoal num quadro de cidadania ativa.”, segundo declarações de Pedro Duarte Silva, Secretário Nacional Pedagógico do Corpo Nacional de Escutas.

Os números conhecidos esta sexta-feira sobre o desemprego indicam que são cerca de 165 mil os jovens que se encontram nesta situação. Desta forma, o emprego e a empregabilidade dos jovens, estiveram, como não poderia deixar de ser, igualmente sobre a mesa, designadamente através da análise das competências pessoais e sociais que o escutismo ajuda a desenvolver e a respetiva repercussão no empreendedorismo e empregabilidade dos jovens adultos aqui formados.

Share.

Comments are closed.