Apresentação do programa “crescer para cima” decorreu hoje na escola do bom nome
No âmbito do Dia Mundial da Alimentação, a Câmara Municipal de Santo Tirso promoveu, esta terça-feira, a apresentação do programa “Crescer para Cima”. Destinado aos alunos do pré-escolar e 1º ciclo, o programa inclui ações de showcooking, promoção de exercício físico e ainda sessões de sensibilização destinadas aos pais.
Comer mais fruta e legumes, beber água em vez de sumo, evitar as batatas fritas. Esta foi a mensagem mais repetida aos alunos da Escola do Bom Nome, em Vila das Aves, onde hoje decorreu a apresentação do programa “Crescer para Cima”.
“Escolhemos este nome porque uma das principais metas do programa é, precisamente, o combate à obesidade infantil. Como se costuma dizer, nós somos aquilo que comemos, daí ser tão importante ensinar as crianças a comer bem, porque é de pequenino que se consegue incutir hábitos saudáveis e atuar ao nível da prevenção”, explicou o presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Joaquim Couto.
Inserido no âmbito da Estratégia Integrada para a Promoção da Alimentação Saudável, o programa visa incentivar o consumo alimentar adequado de hortofrutícolas, promover a qualidade nutricional dos almoços e lanches escolares e melhorar o estado nutricional e de atividade física das crianças.
Para motivar os mais novos a fazerem as melhores opções na hora de comer, foi criada uma mascote inspirada numa cenoura, o “Esticadinho”, que hoje distribuiu cadernetas. A partir de novembro todos os alunos do pré-escolar e 1º ciclo vão poder “colecionar” autocolantes sempre que levarem um lanche saudável para a escola.
Paralelamente, com o apoio de nutricionistas, começaram a ser promovidos showcookings e vão avançar, em todas as escolas, sessões de sensibilização destinadas aos pais.
“Iniciámos em março, um projeto-piloto a nível nacional, no âmbito da alimentação saudável, com a alteração das ementas das cantinas escolares, nomeadamente o almoço e os lanches. O programa que hoje apresentámos vai mais além e demonstra o quão comprometidos estamos com esta causa”, reforçou Joaquim Couto.
Associaram-se ainda ao Dia Mundial da Alimentação o automobilista Armindo Araújo, a atleta Sara Moreira e o ciclista Sérgio Sousa. Os desportistas partilharam com os alunos as opções alimentares saudáveis que fazem no dia-a-dia.