Fabprint – Concurso de Moda e Impressão Digital Têxtil da Fábrica de Santo Thyrso

0

No âmbito do lançamento da Incubadora de Moda e Design da Fábrica de Santo Thyrso (www.fabricasantothyrso.com) a Câmara Municipal de Santo Tirso em parceria com a ESAD – Escola Superior de Artes e Design de Matosinhos e a empresa Follow the Advice Impressão Digital Têxtil, Lda. promovem o Concurso de Moda e Impressão Digital Têxtil – FABPRINT.

O concurso destina-se a premiar trabalhos de âmbito criativo na área do design de moda tendo por suporte a tecnologia de impressão digital, que concorram para a dinamização da Incubadora de Moda e Design da Fábrica de Santo Thyrso, bem como distinguir, promover e divulgar esta tecnologia emergente no Design de Moda.

O concurso está aberto às seguintes categorias:

  • · FABPRINT Talent: destinada a alunos de cursos de moda finalistas do ano 2012/2013 ou que tenham terminado a Licenciatura de Moda entre 2010 e 2013.
  • · FABPRINT Product: destinada a criativos com experiência profissional no âmbito Design e da Moda.

As candidaturas processam-se a partir do registo online no site da Fábrica de Santo Thyrso. O prazo limite para a submissão de propostas termina a 27 de Maio.

Os projetos selecionados e os designers vencedores serão apresentados no dia 19 Julho de 2013 nas seguintes modalidades:

  • Apresentação em desfile para a categoria FABPRINT Talent.
  • Apresentação em exposição para a categoria FABPRINT Product

Ao vencedor da categoria FABPRINT Talent será atribuído um prémio pecuniário no valor de € 2000,00 acrescido de 6 meses de Incubação gratuita na Incubadora de Moda e Design da Fábrica de Santo Thyrso.

Ao vencedor da categoria FABPRINT Product será atribuído um prémio pecuniário no valor de € 5000,00.

 

Incubadora de Moda e Design da Fábrica de Santo Thyrso

A Fábrica de Santo Thyrso foi recentemente intervencionada, tendo como objetivo a regeneração da área fabril para programas relacionados com atividades culturais, empresariais, científicas e tecnológicas, com base no princípio concetual e estratégico de Quarteirão Cultural, sem esquecer a sua base têxtil. A Fábrica sustenta-se num conjunto de iniciativas independentes mas complementares, que visam, no seu conjunto e pelas ligações e sinergias que pretendem criar, desenvolver atividades e negócios, designadamente de cariz cultural, social, criativo e artístico. É neste enquadramento que se desenvolve o Projeto da Incubadora de Moda e Design, com inauguração prevista para Julho de 2013 e que apresenta os seguintes objetivos:

  • · Favorecer e apoiar a constituição e lançamento de novas empresas e o crescimento de empresas existentes resultantes do empreendedorismo criativo ligado, direta ou indiretamente, à Moda;
  • · Capacitar e desenvolver competências nos jovens criativos e com talento de forma a favorecer a transformação das suas ideias em atividades económicas com viabilidade e sustentabilidade económica;
  • · Favorecer a inovação e a investigação aplicada associada ao sector da Moda
  • · Fomentar espaços informais de contacto, de cooperação e de convergência entre criativos e empresas, ao longo de toda a cadeia de valor do sector;
  • · Promover a cooperação e o desenvolvimento de projetos transversais que envolvam criativos e profissionais da Moda, e empresas do sector.

Para tal, a Incubadora de Moda e Design proporcionará as seguintes valências:

  • · Espaço para a Incubação de empresas e projetos criativos em torno do sector da Moda;
  • · Laboratórios e equipamentos para suporte aos designers de moda no desenvolvimento dos seus protótipos e coleções equipados com tecnologias de fabricação digital da última geração
  • · Acompanhamento e coaching dos negócios desenvolvidos pelos designers residentes
  • · Realização de ações de formação avançada e pós graduada em torno do negócio da Moda
  • · Promoção e realização de eventos associados à Moda
  • · Criação de redes de colaboração entre os designers residentes e a Indústria Regional
Share.

Comments are closed.