«21º Aniversário»
Como não podia deixar, o atual Executivo da Junta, quis dar e deu continuidade a uma Tradição, da nossa Terra, iniciada pelo Executivo Socialista, à data presidido, pelo Sr. José Maria Lima, que são as chamadas FESTAS DA VILA, comemorativas da elevação da Freguesia de S.Tomé de Negrelos ao estatuto de Vila, corria o ano de 1993 . Tenhamos a honestidade intelectual de “o seu é o seu dono”.
Decorrente do programa de festas, quis o atual executivo, por mim presidido, dar especial atenção e importância ao envolvimento de toda a comunidade Negrelense, nas atividades da mesma, dando a mostrar a todos, que S.Tomé de Negrelos faz e faz bem!
No mês de maio “Mês do Coração”, tivemos o “MAIO ATIVO”. Nada melhor do que as diversas iniciativas, que organizamos e que foram bem demonstrativas da capacidade e vontade das gentes da nossa Terra, em participar massivamente. Desde a “Caminhada do Dia da Mãe”, à caminhada Noturna, como ainda o Passeio BTT, organizado pelo grupo “Abram Alas”, aos quais uma vez mais agradecemos a disponibilidade, tendo havido nesse dia outra caminhada, para quem não quisesse participar, em cima de um selim. Tivemos ainda a Mega Manhã Fitness, a Aula de Ginástica Sénior adaptada aos mais novos”, Rastreio de Saúde, um sem fim de atividades, que tiveram uma aderência da população, que até a nós, em certos momentos nos surpreendeu. A envolvência dos Negrelenses nestas atividades, deixou bem evidente, que as pessoas estavam ávidas de programas interessantes, em que pudessem participar e dar o seu contributo.
O nosso propósito, foi e continuará a ser, primordialmente, promover a coesão Social, o convívio de gerações, dar a conhecer as associações da terra e suas potencialidades e acima de tudo, promover atividades desportivas, com vista a alertar as pessoas para a importância de criarem hábitos de vida mais saudáveis. Tudo num espírito de sã e fraterna camaradagem, entre conterrâneos, vizinhos e amigos.
Focando novamente as das Festas da Vila, que se realizaram no passado fim de semana, creio que mais uma vez conseguimos, o objetivo principal, que foi, em união, celebrar a elevação da nossa Terra ao estatuto de Vila, estendendo essa mesma união á Vila das Aves, (pois a junta de freguesia da Vila das Aves disponibilizou as suas “barraquinhas” para que as associações negrelenses pudessem estar condignamente instaladas) ambas as juntas envolvidas num espírito de entre ajuda e sã convivência. União essa bem patente, pelo bom ambiente vivido e sentido no desenrolar das várias atividades e espetáculos que tiveram lugar no Recinto de Festas. Notava-se perfeitamente no ar, o à vontade das pessoas, a camaradagem entre Associações, em suma o bom ambiente criado e vivido. Começamos por na Sexta-feira à noite, com a apresentação do Grupo do Centro Sénior da Junta de Freguesia de S.Tomé de Negrelos, dando provas de que “velhos são os trapos”, dançaram ainda as “Experssart Club” grupo de amigas que ensaiaram propositadamente para estas festas, APEN apresentou também o trabalho que tem vindo a desenvolver com o seu núcleo de dança; dançaram ainda os grupos do Ginásio OAMIS. Demos a conhecer aos Negrelenses, as Bandas de Rock da EB de Negrelos, para muitos desconhecidas, e acabamos a noite com a atuação de um grupo Negrelense, os “Derrockada”, todos eles estão de parabéns, pela contribuição que deram para o sucesso da noite. Em continuação do Programa de Festas, tivemos então no Sábado ao fim da tarde, a tradicional e habitual Sardinhada, muito concorrida pelos Negrelenses, que se deliciaram com o típico pitéu Português, que é a nossa Sardinha Assada na Brasa, regada com bom vinho. Para animar o Povo, tivemos a brilhante atuação da banda “Orquestra del Mar”, que a todos encantou com as suas interpretações musicais. Como não podia deixar de ser, cantaram-se os Parabéns à nossa Vila de S.Tomé de Negrelos, cortou-se o Bolo e finalizou-se com uma magnífica Sessão de Fogo-de-artifício. Nós como Junta, acreditamos sinceramente que o Povo de S.Tomé de Negrelos, ficou satisfeito com o programa apresentado e todo o ambiente envolvente, pois, como disse anteriormente, notei claramente a boa disposição das pessoas, o à vontade, a desenvoltura e foram muitas as palavras de apreço e reconhecimento recebidas.
Para finalizar o Programa de Festas deste ano, nada melhor do que, em conjunto com a coordenação da EB de Negrelos e a APEN (Associação de Pais da Escola de Negrelos), organizar-se o FACE 2014 (Festa Anual da Comunidade Escolar). Com isto pretendemos acima de tudo, a completa e total envolvência da comunidade Negrelense. Não houve coletividade Negrelense, que de uma forma ou de outra não tivesse participado, de uma forma ou outra na Organização de algo típico seu, para deleite da restante comunidade. Sem me querer esquecer de ninguém, começo por frisar mais uma participação dos “Abram Alas” com a sua gincana de bicicletas e atividades radicais, o Agrupamento de Escuteiros com os seus jogos tradicionais e o seu “Fórmula 1 de Rolamentos,” a APEN, com os seu Tradicional Café e Bolos, os insufláveis para delicia dos mais pequenos, as aulas de Pilates, as sessões de Massagem, os “Flash Move” dos alunos da EB de Negrelos, os Concertos da Bandas Rock da EB, da Escola de Música de Rebordões, um rastreio dentário promovido pela Clínica de Negrelos. Tivemos também as inaugurações de esplanadas. As apresentações de diversos temas, por parte das turmas da EB, dando-nos a conhecer um pouco daquilo que aprenderam e dinamizaram durante o Ano Escolar, que agora termina, entre muitas outras atividades, que tiveram lugar ao longo do dia. Tivemos aulas demostrativas de karaté para os mais novos. Gostaria ainda de destacar o Torneio de Futsal, organizado pelas associação Recreativa de Negrelos e ADCR Mourinhense, realizado durante o fim-de-semana no Pavilhão Desportivo, inserido no programa de Festas, que teve uma participação massiva, entre Associações da Terra, como ainda de Amigos, que simplesmente se juntaram, para formarem Equipas próprias e assim poderem disputar o dito Torneio. A Junta de Freguesia distribuiu ainda toalhas para que nelas cada família pudesse aconchegar o seu estômago na hora do pick-nick.
Não nos podemos esquecer, que o FACE 2014, tal como as Festas da Vila, foram abençoados, por um tempo excelente, que permitiu a todos usufruírem de momentos únicos, nunca antes vivenciados em S.Tomé de Negrelos.
Como remate final, gostaria de realçar somente um ou dois pontos, que me pareceram de extrema importância para aqui evidenciar. O primeiro, é que com este Programa, que nos deu trabalho, mas acima de tudo muito gosto, pelas experiências que proporcionamos ao Povo de S.Tomé de Negrelos, chego à conclusão que a dita “falta de espírito participativo”, do qual algumas pessoas da “nossa Praça” se queixam, se deve única e exclusivamente à falta de iniciativas do género, num passado recente, não á falta de vontade das pessoas de S.Tomé de Negrelos, em participar.
A afluência do Povo de S.Tomé, nas diversas atividades e dias deste Programa de Festas, é a prova mais do que suficiente, disso mesmo. O segundo ponto que gostaria de realçar aqui, é que este tipo de atividades, fora ou dentro de um qualquer Programa de Festas, são para continuar e repetir. Nada nos dá, mais prazer e um certo sentido de Missão, enquanto junta de freguesia que, é ver o Povo em massa, aderir, usufruir e gostar de participar.
Quero aqui realçar de que ao longo do ano, iremos desenvolver mais atividades, que contemplem a participação ativa da população, visto entendermos, ser isto viver em “Comunidade”.
O papel ou missão de uma Junta de Freguesia, não é, somente, passar e carimbar atestados, mas sim, proporcionar o bem-estar da sua população, como ainda promover a Coesão-Social e as nossas Tradições.
Quero salientar mais uma vez, uma verdade que alguns, parece ainda não terem percebido. Estamos aqui para trabalhar em favor e em prol de S.Tomé de Negrelos. Estamos abertos a todo o tipo de sugestões ou criticas que nos queiram fazer, desde que as mesmas, tenham como finalidade o progresso e não o retrocesso. Aceitamos, de bom grado, as contribuições de todos, sem exceção. Temos, desde o primeiro momento, a humildade de admitir, que podemos “errar” aqui ou ali, mas também temos a forte convicção e certeza, de que só não erra, quem nada faz!
Assumo ainda, o apoio desta Junta de Freguesia na “Cegada” e na “Malha do Centeio”. Tradições da nossa Terra, que são para manter e preservar.
Roberto Figueiredo