As festas de Santo André de sobrado 2016, apesar de ter iniciado a sua caminhada apenas em meados de abril, (quando normalmente, inicia imediatamente após o final da festa do ano anterior), este ano, segundo a opinião dos mais velhos não têm memória de uma realização também conseguida como a de 2016.
As festas tiveram início na 4ª feira dia 30 de novembro, dia de Santo André, com a realização de uma missa ao fim da tarde, para de seguida, pelas 20.30, ter inaugurado o palco uma «Desgarrada» onde foram intervenientes a jovem Cristiana Sá e Augusto Moreira, que juntaram no adro da capela várias dezenas de pessoas, tendo em conta a noite fria.
Os dias 01 e 02 de dezembro (quinta e sexta), foram preenchidos com música ambiente.
No sábado, apesar da chuva intermitente, assistiu-se a uma noite de folclore, onde esteve dignamente representado pelos dois grupos de Vila das Aves, o Etnográfico e o de Santo André, que juntamente com o grupo de música popular «Tuna Tina» que intercalou entre os dois ranchos, proporcionaram a todos os presentes, uma noite interessante das raízes da nossa terra.
No domingo, o grande dia da festa, teve início com a eucaristia, pelas 10 horas.
Antes de terminar a eucaristia como é habitual, foi anunciada a nova comissão para o ano 2017, tendo sido anunciada a continuidade da presente comissão.
Pelas 15 horas tive inicio a majestosa procissão, onde salientamos o elevado número de participantes. A procissão percorreu a zona baixa de sobrado, onde foi bonito de ver o brio e o aglomerado número de pessoas nas ruas.
Terminada a procissão, antes de entrar em cena o artista convidado «Carlos Ribeiro», teve lugar um pequeno protocolo, subindo ao palco a comissão de festas, os patrocinadores presentes e as entidades oficiais convidadas.
Depois de todas as apresentações feitas e da intervenção do representante da Câmara Municipal de Santo Tirso, o Vereador Tiago Araújo, foram informadas as pessoas que inundavam por completo o recinto da festa, (como poucas vezes se viu), que era propósito da atual comissão, dar prioridade à restauração da capela, que se vem degradando ao longo dos anos, a pedir uma rápida e urgente intervenção.
Para levar a efeito tal empreitada, a comissão tem mantido uma estreita e cordial cooperação com o pároco Padre Fernando, no sentido de colocar em prática, o que até ao momento nunca passou de simples intenções.
Para este projeto ser uma realidade, a comissão solicitou a colaboração de todos comerciantes, industriais e ao povo em geral, além de ter já a promessa de imigrantes Sobradenses, em disponibilizar uma verba para as obras, assim como de empresários do concelho e claramente a disponibilidade já demonstrada da CMST. A comissão acredita que, para o ano irá fazer uma grande festa, com a inauguração da capela renovada.
As festas viriam a terminar com uma sessão de fogo nunca vista na festa de Santo André, fechando com chave de ouro, uma semana onde Sobrado foi o centro de Vila das Aves.