Ao longo das festas são várias as iniciativas pensadas para envolver o comércio local
De 7 a 11 de julho, as ruas de Santo Tirso vão ser palco da sua maior romaria. No programa de 2016, as Festas de São Bento incluem três dias de “Há Baile no Largo”, tasquinhas no “Arraial dos Carvalhais” e a iniciativa “Cravos na Montra”. Estas iniciativas prometem envolver o comércio local e as empresas do concelho e funcionar como um cartão-de-visita do melhor que a cidade tem para oferecer.
Já falta pouco para a maior romaria cultural e religiosa de Santo Tirso, uma das maiores da região norte do país. Entre 7 e 11 de julho, as Festas de São Bento prometem trazer ao município milhares de visitantes, graças a um cartaz inovador e eclético, que pretende reunir gerações.
Em 2016, a iniciativa “Há Baile no Largo” volta em força, depois da grande adesão por parte do público nas duas edições anteriores. Nos dias 8, 9 e 10 de julho, as noites serão de muita festa e animação noturna, protagonizadas por alguns dos maiores DJ’s nacionais. A animar o Largo Coronel Batista Coelho estarão Steve Road, DJ Pette e Vítor Oliveira no dia 8 de julho, Pedro Tabuada, Ricardo Reis e DJ Tonny no dia 9, Los Bravos, André Alves e Renato Moinhos no dia 10. A iniciativa conta com a colaboração de vários bares do concelho.
Nesta edição, a autarquia aposta na dinamização do comércio e das empresas do município, envolvendo-os nas diferentes iniciativas. Como anfitriões, os comerciantes vão ajudar a dar ainda mais vida à cidade, participando na iniciativa “Cravos na Montra”. Durante os cinco dias de romaria, as montras estarão enfeitadas com cravos brancos, cor que assinala a tradicional oferta a São Bento.
Grande novidade das Festas de São Bento deste ano é o “Arraial dos Carvalhais” que reúne tasquinhas das associações da região. Todos dias, das 12h00 às 24h00 (com exceção de dia 7, que só abre à noite) são servidos petiscos na Praça dos Carvalhais, e a partir das 19h00 haverá muita animação com atuações de artistas do município. No dia de abertura, Filipa Martins e Cláudia Duarte representarão as novas vozes do concelho.
Já na Praça 25 de Abril, os concertos trazem apostas musicais diversificadas. Quim Barreiros é o primeiro a atuar, no dia 8 de julho, espetáculo que termina com uma sessão de fogo piromusical. Pedro Abrunhosa sobe ao palco no sábado, dia 9. Com Ana Bacalhau ao comando, os Deolinda atuam no domingo, dia 10 de julho, precedendo o tradicional espetáculo de fogo de ar e cachoeira sob a ponte do Rio Ave, pela meia-noite.
No dia de abertura, a 7 de julho, terá lugar a habitual arruada de bombos do concelho, que assinala o cariz tradicional e popular das festas, com um desfile por toda a cidade. No dia 8, será inaugurada a “Praça Colorida”, pelo segundo ano consecutivo, com novidades quer em termos dos materiais utilizados, quer na imagem que irá ser reproduzida.
O lado popular e tradicional das Festas do concelho não se esgota por aqui. No dia 9 de julho, as ruas da cidade serão palco de um desfile de fanfarras do município, e, no dia seguinte, a tarde será de folclore, na Praça dos Carvalhais. No último dia de comemorações, haverá ainda lugar para uma noite de fado, que decorrerá na Quinta de Fora.
Mas nem só de arraiais se fazem as Festas de S. Bento. A vertente religiosa assume grande destaque nesta romaria, com peregrinações que trazem milhares de pessoas ao concelho, como fez questão de sublinhar o padre Paulo Teixeira, também presente na apresentação do programa deste ano. No dia 11 de julho, dia de peregrinação ao santo padroeiro, terá lugar uma missa solene em honra de S. Bento, na Igreja Matriz, pelas 19h00.
Durante cinco dias, decorrerá ainda um programa de atividades paralelas. Para além da animação de rua pela cidade, a iniciativa “S. Bento a Mexer” promete não fazer esquecer as atividades desportivas, com uma Caminhada de S. Bento, uma Milha Urbana e um Concurso de Pesca. De 7 a 10 de julho, terão ainda lugar visitas organizadas por todo o património do concelho, através da ação “+ S. Bento”.