Festas S. Bento de 10 a 13 de julho, com programa eclético

0

VENHA AO ARRAIAL, “HÁ BAILE NO LARGO”, ZÉ AMARO, RICHIE CAMPBELL E DAVID FONSECA

O programa da maior romaria de Santo Tirso, que atrai ao concelho milhares de visitantes e devotos de todo o país, foi apresentado, dia 23, pelo presidente da Câmara, Joaquim Couto, e pela presidente da Comissão de Festas, Ana Maria Ferreira, na Casa de Chá, localizada no Parque D. Maria II, bem perto do mosteiro batizado com o nome do santo em honra do qual se celebram as festividades.

As Festas S. Bento mantêm o cariz religioso que lhe deram fama, mas aliam, de forma harmoniosa, o popular e o tradicional, bem patente na presença, logo no arranque das festividades, dia 10 de julho, quinta-feira, de todos os oito grupos de bombos do concelho, para um desfile pela cidade com o objetivo de promover as tradições de Santo Tirso.

O presidente Joaquim Couto, afirmou serem as festas, um excelente palco para “dar oportunidade a quem é do Município mostrar o que faz”, razão pela qual consta ainda do programa festivo a participação da banda de Roriz “Os Desacordo”, que vão atuar dia 12 de julho, sábado, antes de um dos cabeça de cartaz das Festas S. Bento: David Fonseca. “A definição do programa também teve em conta a necessidade de divulgar os projetos dos jovens talentos que estão a nascer no concelho”, sublinhou Joaquim Couto.

Na apresentação do programa das Festas S. Bento, o presidente da Câmara considerou que “foi feito um esforço no sentido de apresentar algo de diferente” e, assim, “dar um novo impulso” à principal romaria do concelho, para a promover regional e nacionalmente e, por arrastamento, “dinamizar a economia local”.

Festas_S. Bento

Joaquim Couto está, pois, convencido de que o arraial “Há Baile no Largo”, organizado pela primeira vez no âmbito das Festas S. Bento, “vai ter um grande impacto” e “chamar a juventude” às festividades em honra do santo, tornando-as “mais interessantes para uma franja da população com uma forte expressão no concelho”.

Em jeito de despedida, Joaquim Couto aproveitou a presença das “forças vivas” de Santo Tirso para agradecer a “colaboração das associações do concelho” e “o empenho de todos os que contribuíram para a construção de um programa das Festas S. Bento que mistura o profano e o religioso”.

Já por sua vez, a presidente da Comissão de Festas, e vereadora com o pelouro da Cultura e Turismo, apresentou detalhadamente as festas e acentuou “a qualidade do programa” desenhado para 2014. Ana Maria Ferreira chamou a atenção para a presença de “grandes artistas” nos quatro dias das festividades, mas também fez questão de afirmar que o cartaz “foi elaborado a pensar em todos os públicos”, nomeadamente nas famílias e nas crianças, que, dia 12 de julho, vão poder usufruir de uma tarde infantil intitulada “Teatro no Parque”, desenvolvida pelo grupo de teatro “Os 4 Ventos”, no Parque D. Maria II.

Festas_S. Bento1

A presidente da Comissão de Festas salientou também a componente desportiva integrada no programa das festas, designadamente a Milha Urbana, participada por cerca de mil atletas, e o Concurso de Pesca, na pista do rio Ave. Ana Maria Ferreira destacou ainda uma atividade que está a crescer a cada edição: a corrida de carrinhos de rolamentos, na Ponte Velha, dia 13 de julho.

A presidente da Comissão de Festas definiu como outros pontos altos do programa festivo a peregrinação a S. Bento, que atrai muitos devotos ao concelho, o Encontro de Folclore Ibérico, com a participação da Banda de Gaitas de Celanova, cidade geminada com Santo Tirso, Grupo de Folclore do Rochão, da Madeira, e do Grupo Folclórico de Santiago de Rebordões, e a atuação da Banda de Música da Trofa, no Parque dos Carvalhais.

Em jeito de conclusão, Ana Maria Ferreira considerou que o programa das Festas S. Bento “é recheado e diversificado”, capaz de atrair a Santo Tirso “milhares de visitantes” em 2014.

 

 

 

Share.

Comments are closed.