Joaquim Furtado, Francisco José Viegas, Carlos Magno, Joaquim Vieira e Paulo pena são alguns dos nomes convidados
Teve lugar ontem 24 de Outubro, pelas 21.30, na nave principal da fábrica de Santo Thirso, a abertura do «Festival de Jornalismo», uma iniciativa da Camara Municipal de Santo Tirso.
Este foi o dia de abertura, onde teve simplesmente um convidado, o jornalista Joaquim Furtado, uma referência do jornalismo em Portugal, devido ao seu distinto curriculum e capacidade de comunicar.
Joaquim furtado, figura incontornável do panorama jornalístico Português. Profissional de rádio e televisão, Joaquim furtado foi diretor-coordenador das áreas de informação e programação da RTP, por isso a organização do festival não poderia ser mais feliz na escolha para a abertura do evento.
O presidente Joaquim Couto, abriu o certame, agradecendo a presença, dos ilustres convidados. Salientando que este seria o ano «zero» do festival de jornalismo, não ficção. Joaquim Couto, manifestou também, a pesquisa que foi realizada anteriormente para melhor sustentar um projecto desta amplitude, que, tem como principal objectivo elevar o nível cultural em Santo Tirso e na Região. O presidente, salientou ainda ser seu propósito, criar na Camara Municipal um departamento para a cultura, este projecto poderá ser uma realidade já em Janeiro de 2015.
Joaquim Couto finalizou o seu discurso, apresentando um desdobrável, onde são visíveis, as várias valências culturais, que santo tirso tem para oferecer, desde logo, o principal marco deste projecto, é devolver a cidade ao rio, ao qual se junta o museu de arte contemporânea ao ar livre, (um dos maiores do mundo) e o museu Abade Pedrosa, entre outros polos culturais e turísticos que, o concelho de Santo Tirso tem para oferecer.
Joaquim Furtado, com a sua simplicidade, fez uma conferência, cheia de boa disposição, enumerando algumas passagens da sua vida jornalística, com a diversidade que a mesma encerra, mantendo sempre a plateia bem desperta, perante a diversidade dos relatos à volta da evolução do jornalismo em Portugal, até aos dias de hoje. Onde a internet, vem tendo um papel determinante. Joaquim Furtado disse ainda que o jornalismo desportivo, deveria ser objecto de um estudo profundo. Assim terminou a apresentação do primeiro Festival de Jornalismo em Santo Tirso, este que é o ano zero, como disse o Presidente Joaquim Couto.