Futuro e Movimento em Dias da Camélia

0

No dia 20 de fevereiro, ocorreu o evento Dias da Camélia, e nós, alunos do 12. ° F, do curso de Artes Visuais, tivemos a oportunidade de expor os nossos trabalhos realizados para a exposição Futuro e Movimento que esteve aberta ao público na EMAC Volkswagen de Santo Tirso durante os meses de dezembro e janeiro. A proposta foi acolhida por todos de braços abertos, porque não é apenas representar o que está à nossa frente, mas abrir uma janela para a interpretação de cada um sobre um tema, mostrando o que pensamos e como nos sentimos em relação ao que nos rodeia. Mesmo sendo um tema que nos é muito familiar, nem sempre paramos para pensar o quão presente está na nossa vida, pelo que, finalmente, pudemos mostrar o que vemos no futuro.

Estes últimos dois anos têm sido excecionalmente difíceis e foram-nos tiradas diversas oportunidades de explorar a área que escolhemos. Porém, esta proposta oferecida pela EMAC Volkswagen e pela Vereadora da Cultura, engenheira Ana Maria Ferreira, proporcionou-nos a possibilidade de experienciar o que muitos alunos da área de Artes Visuais não puderam vivenciar nos seus tempos de escola, pelo que estamos muito gratos por tal convite. Para o evento Dias da Camélia, também pudemos ilustrar diversos marcadores de livros que foram oferecidos aos convidados como forma de lembrança e de agradecimento pelo interesse na nossa arte e, consequentemente, em quem somos e no que pensamos. No dia do evento, as alunas Petra Lima e Vitória Monteiro abrilhantaram esta belíssima tarde com um momento musical, seguido da entrega de um certificado de participação e de um pequeno “mimo” alusivo ao tema da exposição.

Um artista nunca será um artista se as suas obras forem apenas dele. Como futuros designers, arquitetos, ilustradores e artistas, é importantíssimo para todos nós que oportunidades como esta continuem a ser oferecidas, não apenas ao 12.°, mas também aos alunos mais novos, pois são experiências incríveis para a aprendizagem na componente social, expondo para o público fora do âmbito escolar, na perspetiva de ver o nosso esforço e todo o trabalho que colocamos para realizar a exposição, sendo reconhecido e apreciado, e, acima de tudo, na parte analítica, pois é apenas encarando críticas, positivas e negativas, que se cresce como artista e como pessoa.

E é assim que relembraremos este dia, não só mais uma linha acrescentada ao nosso currículo estudantil, mas também como uma memória querida de apreciação e reconhecimento que todos nós como turma pudemos vivenciar.

Share.

Comments are closed.