A Fábrica de Santo Thyrso recebeu esta quinta-feira, dia 16, a apresentação da primeira sessão “Garantia Jovem” no Município. Promovida pela Câmara, em parceria com o IEFP – Centro de Emprego de Santo Tirso, a iniciativa pretende acompanhar e dar resposta às necessidades profissionais dos jovens desempregados do concelho.
A apresentação da sessão esteve a cargo de Isabel Cruz, Diretora do Centro de Emprego de Santo Tirso, e contou com a presença de Elsa Teixeira, Sub- Delegada Regional da Delegação Norte do IFP; do Comendador Mário Jorge Machado, administrador da empresa Adalberto, que esteve na sessão dando o seu testemunho e ao mesmo tempo deu dicas de empreendorismo; Alírio Cânceles, técnico responsável pela Garantia Jovem e David Ferreira, Coordenador do Centro de Emprego de Santo Tirso, que apresentaram o programa, e Miguel Rossi, presidente da Associação Comercial de Santo Tirso.
Quem também fez questão de marcar presença foi Joaquim Couto, presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso que assinou o protocolo entre a Câmara Municipal e o programa Garantia Jovem.
Joaquim Couto
“ A câmara exerce aqui uma espécie de pivot entre as empresas e os jovens e o Instituto de Emprego, numa colaboração de parceria que otimiza e torna mais ágeis e consequentes, as políticas municipais e globais do governo para a promoção do emprego.”
Isabel Cruz
“Estamos a fazer um trabalho muito próximo com as empresas – formação à medida, formação para o trabalho e formação também para quem quiser continuar os seus estudos.”
Elsa Teixeira
“ Para termos sucesso, temos mesmo de trabalhar.”
Mário Jorge Machado
“As organizações só existem se tiverem clientes. Sem clientes satisfeitos, não existe nenhuma organização com longevidade.”
Esta apresentação teve lugar no foyer do IMOD, na Fábrica de Santo Thyrso, e dividiu-se em duas partes. Às 09h30, as medidas de emprego e formação desta iniciativa foram divulgadas a jovens desempregados do concelho, com escolaridade compreendida entre o 11º ano e o mestrado. Às 11h00, a sessão técnica destinou-se aos jovens desempregados com escolaridade compreendida entre o 4º e o 10º ano
A primeira sessão da “Garantia Jovem” em Santo Tirso marca a adesão do Município a esta iniciativa de âmbito nacional. A ação destina-se a jovens dos 18 aos 30 anos de idade, desempregados, que não se encontrem nem a trabalhar nem a estudar ou a frequentar qualquer tipo de formação. Para um esclarecimento adicional, os jovens podem consultar o portal www.garantiajovem.pt.