GNR – Regresso da Coastal Patrol Vessal “Bojador” após missão em Espanha  

0

A Coastal Patrol Vessal (CPV) “Bojador”, da Unidade de Controlo Costeiro e de Fronteiras (UCCF) da Guarda Nacional Republicana (GNR), regressa a Lisboa hoje, dia 09 de agosto, pelas 15H00 horas, após o término da sua participação na Operação Conjunta “INDALO 2024”, em Almería – Espanha.

O objetivo principal desta missão, que decorreu sob a égide da Agência Europeia de Guarda de Fronteiras e Costeira (FRONTEX), no âmbito da coordenação operacional nas fronteiras externas da União Europeia, foi atuar na vertente da vigilância fronteiriça, controlo de fluxos de imigração irregular, combate à criminalidade transfronteiriça, reforço na cooperação europeia ao nível de Guarda Costeira e apoio em operações de busca e salvamento.

Durante a missão, a GNR contou com a participação de 20 militares, tendo contabilizado mais de 1000 horas navegadas, 10203 milhas náuticas percorridas e 326 horas de operação de meios de vigilância.

Os militares que hoje chegam a Portugal, participaram em diversas missões de Busca e Salvamento marítimo, tendo resgatado 204 migrantes em pleno mar mediterrâneo, mais concretamente, 14 crianças, 4 mulheres e 186 homens. Participaram ainda na identificação e detenção de 3 facilitadores e detetaram 52 embarcações suspeitas de criminalidade transfronteiriça a efetuar a travessia entre o norte de África e a Europa, resultando na apreensão de 12 embarcações e 35 kg de haxixe.

De destacar ainda o resgate e devolução ao mar de uma tartaruga-marinha-comum, presa em redes de plástico.

Desde a sua chegada em 2021, a CPV P01 Bojador, pertencente ao Grupo de Guarda Costeira, participou em diversas missões de busca e salvamento e de vigilância e controlo de fronteira, tendo contribuindo para a deteção e resgate de centenas de migrantes no Mediterrâneo, em cooperação com outras forças, nomeadamente com a Guardia Civil, em Espanha, bem como com a Guardia di Finanza e a Guarda Costiera, ambas de Itália.

 

Share.

Comments are closed.