Regressam esta semana a Portugal 25 militares da Unidade Controlo Costeiro (UCC) que se encontravam destacados na missão da Agência Europeia de Gestão da Cooperação Operacional nas Fronteiras Externas dos Estados-Membros da União Europeia (FRONTEX) na Grécia (Poseidon Sea 2016). O contingente de militares que regressou foi rendido por mais militares da UCC que manterão o empenhamento da GNR na missão.
A GNR participa na missão da FRONTEX nas ilhas gregas de Chios e Kos desde o dia 1 de abril. O principal objetivo desta operação é prevenir, detetar e fazer cessar ilícitos relacionados com a imigração ilegal, o tráfico de seres humanos e o tráfico de droga, contribuindo para a salvaguarda de vidas humanas no mar.
Desde o início da operação, que os militares da GNR destacados:
Resgataram 471 migrantes;
Percorreram 3 842 milhas náuticas.
Destacamos algumas das ações realizadas por este contingente de militares, com as imagens disponíveis em:
24 de maio, 49 migrantes: https://goo.gl/r7Z9Rc
2 de junho, 61 migrantes: https://goo.gl/iqbSAs
27 de junho, 54 migrantes: https://goo.gl/ikBFiu
Os militares regressam à UCC no dia de amanhã, dia 8 de julho, para início das suas atividades em território nacional. Poderão ser agendadas intervenções dos militares junto dos OCS, para a partilha de experiências durante o tempo de missão, a partir das 10:00 horas de amanhã, no Comando da UCC em Alcântara https://goo.gl/nNe3zL.