GNR resgata 71 migrantes na Grécia

0

GNR resgata 71 migrantes na Grécia

A Unidade de Controlo Costeiro, através de militares destacados desde agosto na ilha de Samos e Chios, resgataram, esta madrugada, dia 16 de outubro, um total de 71 migrantes, em dois locais distintos, um deles a este da ilha de Samos e outro a sul da ilha de Chios, na Grécia.

Na primeira situação, que decorreu durante uma ação de patrulhamento, os militares da GNR detetaram uma embarcação de borracha que transportava migrantes a bordo, numa localização a cerca de 3 milhas náuticas de distância da costa. A embarcação detetada, com cerca de 6 metros de comprimento, encontrava-se à deriva, sem capacidade de navegação por estar sem combustível. A bordo seguiam 48 migrantes, dos quais 14 crianças, 10 mulheres e 24 homens. O resgate foi efetuado pelas 05h00, começando pelas crianças, de seguida as mulheres e, por último, os homens. Durante o transporte foram distribuídas águas e produtos alimentares dado que os migrantes apresentavam sinais de desidratação. Após o resgate os migrantes foram transportados, em segurança, para o Porto de Pythagorio e entregues às autoridades helénicas, tendo a embarcação de borracha sido apreendida. Entre os tripulantes encontravam-se duas mulheres grávidas, sendo que uma delas se encontrava mais débil, tendo sido necessário encaminhar a mesma até ao hospital de Samos.

Apenas três horas depois, na ilha da Chios, no decorrer de uma ação de vigilância junto à costa, os militares da GNR foram alertados, por uma embarcação da NATO que também se encontra a operar na área, para a possibilidade de existência de uma embarcação de borracha com migrantes a bordo. De imediato a embarcação da GNR, que efetuava o patrulhamento marítimo na área de operações, deslocou-se para o local indicado, realizando o resgate de 24 pessoas, das quais, duas crianças, com 25 dias e 3 anos de idade respetivamente; sete mulheres, uma grávida de nove meses; e quinze homens, um deles paraplégico. Também neste caso os militares deram início ao resgate começando pelas crianças, de seguida as mulheres e, por último, os homens, dando, naturalmente, prioridade aos que se encontravam mais vulneráveis. Após o resgate foram os migrantes transportados, em segurança, para o Porto de Chios, onde as crianças, a mulher grávida e o individuo paraplégico, foram imediatamente assistidos por profissionais de saúde. A embarcação de borracha, transportada também pelos militares da GNR até ao porto de Chios, foi apreendida.

Só no presente ano de 2019, e até ao momento, a GNR efetuou mais de 985 patrulhas, o que corresponde a cerca de 6 mil horas de empenhamento, tendo detetado mais de 240 embarcações e auxiliado 2 372 migrantes.

Com a finalidade de prevenir, detetar e reprimir ilícitos relacionados com a imigração ilegal, tráfico de seres humanos e outros crimes transfronteiriços, a GNR contribui, a par da Polícia Marítima, para o empenhamento de Portugal na salvaguarda de vidas humanas no mar Egeu


Share.

Leave A Reply